postado em 29/01/2010 10:09
No ATP 250 de Gstaad, disputado no final de julho de 2009, o brasileiro Thomaz Bellucci ganhou seu primeiro título na elite do tênis. Desde então, ele não voltou a jogar um torneio do circuito no saibro. O retorno do tenista à sua superfície preferida será no ATP 250 de Santiago, para onde ele viaja nesta sexta-feira.
Desde que conquistou o primeiro título, Bellucci participou de dez campeonatos, apenas dois na terra batida. Na derrota do Brasil contra o Equador na Copa Davis, ele perdeu de Nicolas Lapentti e venceu Julio Cesar Campozano. Na etapa de São Paulo da Copa Petrobras, um torneio de nível challenger, o brasileiro bateu o mesmo Lapentti na decisão e faturou o título.
Em franca evolução desde que se tornou o sétimo brasileiro a ganhar um título da ATP (é o mais jovem a fazê-lo depois de Gustavo Kuerten), Bellucci alcançou o 34º lugar do ranking mundial logo no começo de janeiro (está entre os oito melhores brasileiros da história desde a criação da lista, em 1973).
Em sua única participação na chave principal do ATP chileno, Bellucci foi eliminado nas oitavas de final da edição de 2009 do torneio pelo argentino José Acasuso, então no 46º lugar do ranking mundial. Desta vez, no entanto, o brasileiro é o quinto mais bem classificado entre os inscritos e joga com status de favorito.
"Estou mais preparado do que estava no ano passado e quero colocar isso dentro da quadra. Um pouco mais de manha e experiência faz diferença", disse Bellucci à GE.Net. Por outro lado, ele procura minimizar a condição de favorito. "Isso é relativo. No ano passado, eu não era cabeça e fiz a final do Brasil Open (foi derrotado pelo espanhol Tommy Robredo)", declarou.
O principal favorito ao título do ATP 250 de Santiago é o chileno Fernando Gonzalez. Campeão do torneio nas temporadas de 2002, 2004, 2008 e 2009, o local busca o pentacampeonato. "É um dos jogadores que entra para ganhar, ainda mais por contar com a torcida", disse Bellucci sobre o atual 11º do mundo.
Nos três primeiros torneios de 2010, Bellucci parou nas quartas de final do ATP 250 de Brisbane diante do tcheco Tomas Berdych (então 20º do mundo), caiu nas oitavas do ATP 250 de Auckland contra o alemão Philipp Kohlschereiber (então 27º do mundo) e foi eliminado pelo norte-americano Andy Roddick (então 7º do mundo) na segunda rodada do Aberto da Austrália.
"Acho que estou chegando bem. Fiz um bom começo de temporada e vou para o meu primeiro torneio no saibro. Os primeiros dias serão de adaptação para voltar ao ritmo da superfície onde me sinto mais à vontade e onde consegui meus melhores resultados. Isso aumenta a confiança para avançar nos torneios", declarou o brasileiro.
Em 2009, Bellucci voltou sem vitórias nas chaves principais dos mesmos três torneios na Oceania. Ainda assim, ele evita falar abertamente sobre a chance de ser campeão no Chile. "Tem ótimos jogadores inscritos e o título seria consequência. Se você ganha um ou dois jogos, começa a pensar em chegar mais longe", afirmou.
Bellucci chegou da Austrália no último final de semana. Na segunda-feira, ele voltou a trabalhar para retornar ao saibro. "Treinamos em dois períodos, [condição] física e quadra. Já me sinto adaptado", resumiu. O brasileiro deve jogar a chave de duplas no Chile ao lado do compatriota Marcos Daniel.
Depois de disputar o ATP 250 de Santiago, Thomaz Bellucci se prepara para o ATP 250 da Costa do Sauípe, torneio do qual é o atual vice-campeão. Em seguida, o tenista brasileiro de 22 anos joga o ATP 250 de Buenos Aires e, na sequência, o ATP 500 de Acapulco.