postado em 29/01/2010 14:18
A 11ª edição da Copa Latina de Futebol de Areia começou na manhã desta sexta-feira. Em sua primeira exibição na arena montada na Pousada do Rio Quente, em Goiás, a seleção brasileira justificou a condição de favorita e aplicou uma goleada de 5 a 1 sobre a rival Argentina.
Desta forma, o time canarinho aumenta sua ampla supremacia sobre os argentinos nas areias. Em 40 confrontos, o Brasil contabiliza apenas uma derrota. No total, foram 284 gols marcados e apenas 90 sofridos. Na primeira rodada da Copa Latina, a goleada foi construída apenas no terceiro tempo.
A 7min57s do final da etapa inicial, marcada pelo equilíbrio, Benjamin ajeitou para chute de primeira de Daniel, responsável pelo único gol do período. Os goleiros das duas seleções foram exigidos em diversas oportunidades, mas mantiveram suas redes intactas até o segundo tempo.
Após ter um gol de Sidney anulado de forma polêmica, a seleção brasileira sofreu o empate. Já sem a chuva que começou na metade do primeiro tempo, Leguizamon dominou pela esquerda a 2min14s do final, carregou até o meio e colocou a bola no canto direito do goleiro Mão.
No terceiro tempo, no entanto, o Brasil deslanchou. A 9min33s do final, Betinho ajeitou para André fuzilar o goleiro Mendoza. Três minutos depois, Benjamin converteu um tiro livre e aumentou a vantagem. Maior artilheiro do grupo atual da seleção, ele marcou seu 256º gol.
Nos últimos minutos, enquanto gritavam olé a cada passe brasileiro para provocar os rivais, os torcedores acompanharam mais dois gols. A 3min18s do final, Sidney usou a cabeça para escorar cruzamento vindo da direita e viu Betinho completar no mesmo estilo. Em um chute de primeira, Sidney ainda teve tempo para fechar o placar.
Além de Brasil e Argentina, a Copa Latina de Futebol de Areia conta com Chile e Uruguai. Na preliminar do maior clássico sul-americano, a Celeste venceu por 7 a 5. O time canarinho reúne nove títulos do campeonato, já que ficou sem a taça apenas em 2000, quando Portugal triunfou.
O torneio prossegue neste sábado. Às 9 horas (horário de Brasília), o Uruguai enfrenta a Argentina. Na sequência, o Brasil pega o Chile. A seleção com melhor campanha após três rodadas fica com o título. A entrada na arena é gratuita, mas para acompanhar os jogos é necessário adquirir passaportes na Pousada do Rio Quente (o mais barato, válido por um dia, custa R$ 79,00).
Em paralelo à Copa Latina, acontece a primeira edição da Copa do Brasil de Futebol de Areia feminino. Antes do início do torneio masculino, o Corinthians venceu o Gama por 5 a 3 e o Botafogo ganhou do Goiás por 3 a 2. Às 7 horas deste sábado, as paulistas enfrentam as goianas. Em seguida, duelam cariocas e brasilienses.