postado em 30/01/2010 20:38
Motivado pela ótima campanha na Taça Guanabara, que corresponde ao primeiro turno do Campeonato Carioca, o Vasco da Gama vai enfrentar o Friburguense neste domingo, às 17 horas, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. A equipe cruzmaltina lidera o Grupo B, com 12 pontos ganhos, e pretende conseguir mais uma vitória para manter o aproveitamento de 100%, com o objetivo de garantir a classificação para as semifinais. O Friburguense soma quatro pontos, ocupa a quarta colocação e planeja somar pontos para fugir das últimas posições.
No Vasco, o técnico Vágner Mancini não esconde sua satisfação com o futebol ofensivo demonstrado pelo clube nos últimos jogos. Em duas partidas, contra Botafogo e Macaé, a equipe de São Januário marcou dez gols e não sofreu nenhum. "O time tem jogado com alegria e eficiência. É o segredo do nosso sucesso até agora.
Para o jogo contra o Friburguense, Mancini vai promover a volta do atacante Dodô, que cumpriu suspensão na última partida. Rafael Coelho, que o substituiu contra o Macaé, recebeu cartão vermelho e deve ser substituído por Fumagalli no banco de reservas. O volante Rafael Carioca, que atuou durante alguns minutos, deve começar jogando pela primeira vez, já que Léo Gago recebeu o terceiro cartão amarelo. O meia Carlos Alberto ainda é dúvida. Se continuar vetado pelo departamento médico, Magno continuará na sua posição.
No Friburguense, o técnico Cleimar Rocha acredita que seu time pode complicar os planos do Vasco. Ele lamentou ter sido obrigado a jogar fora de Nova Friburgo por exigência da televisão, mas disse que não teme uma goleada por contar com jogadores bastante experientes, que não se impressionam com a fama do adversário.
O treinador citou o exemplo da partida diante do Botafogo, quando o Friburguense, mesmo fora de casa, dominou a maior parte da partida, mas desperdiçou várias chances de marcar. Para Cleimar, o time fez uma boa exibição contra o Madureira e poderia até ter saído com o empate.