postado em 01/02/2010 15:41
Depois de liderar a manhã de testes coletivos, o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, manteve o ritmo na parte da tarde e terminou como o melhor do primeiro dia.
Ao volante do F10, novo carro da escuderia italiana, o brasileiro de 28 anos fez a volta mais rápida nos treinos matinais com 1m13s088, e, posteriormente, baixou a marca para 1m12s574. Massa, inclusive, foi o que mais trabalhou no primeiro dia de treinos oficiais tendo percorrido 102 voltas no circuito Ricardo Tormo, em Valência.
Atrás do brasileiro, vem o espanhol Pedro de la Rosa, da Sauber. O veterano piloto, nos treinos vespertinos, chegou a ser mais rápido que Massa, no entanto, poucas voltas depois, o ferrarista retomou a ponta.
Outro destaque foi o heptacampeão Michael Schumacher que, em seu primeiro contato com a Mercedes, pois não correu de manhã, terminou na terceira colocação, à frente de seu companheiro de equipe Niko Rosberg, que ficou na quarta posição.
Rubens Barrichello começou o ano com o pé esquerdo. Conquistando apenas o sexto melhor tempo, o brasileiro, novo contratado da Williams, teve problemas mecânicos na pista e interrompeu temporariamente os testes. A equipe Toro Rosso, do suíço Buemi e do espanhol Alguersuari, apresentou deficiências na caixa de câmbio e não fez parte da segunda bateria de treinos.
Na terça-feira, a principal novidade será o inglês Lewis Hamilton, da McLaren. Em contrapartida, o espanhol Fernando Alonso, companheiro de Massa, só estreará quarta-feira, dia que Schumacher volta às pistas.