postado em 04/02/2010 00:02
O time B venceu duas vezes. A equipe principal também ganhou duas vezes. Na primeira oportunidade que teve, o time de reservas do Inter também venceu. O adversário da noite foi o Novo Hamburgo. Mesmo fora de casa, os colorados ganharam por 3 a 1, como se fosse um gol para cada time colocado em campo até aqui no Campeonato Gaúcho. Mesmo sem o sol, o jogo de quarta-feira ocorreu com a temperatura beirando os 37 graus.Enquanto treina para entrar em forma, Kleber Pereira deve estar pensando o que irá fazer para ter um lugar no time de Jorge Fossati. Seus principais concorrentes não param de ir às redes. Alecsandro marcou dois gols em dois jogos. Leandro Damião disputou quatro partidas, vazando os goleiros quatro vezes. Foi por ele que começou a vitória, pela sexta rodada do Gauchão. O próprio Damião iniciou o lance, aos 14 minutos. Ele tocou e recebeu de Andrezinho para acertar um chute de primeira da risca da grande área.
Fazendo seu primeiro jogo do ano, Sorondo ampliou nos acréscimos do primeiro tempo, em jogada ensaiada de cobrança de falta. O jogo marcou as estreias do volante Wilson Mathias, do goleiro Muriel e do meia Thiago Humberto.
O Inter é lidar do Grupo 2 com 16 pontos. No fim de semana, Fossati escalará os titulares para enfrentar o Avenida, no Beira-Rio. Mesmo com a derrota, o Novo Hamburgo segue na vice-liderança da Chave 2, com sete pontos. No domingo, o oponente será o São José, em Porto Alegre.
O jogo
Nem mesmo os 37 graus durante a partida fizeram Jorge Fossati abandonar o terno e a gravata. Se a vestimenta segue a mesma, em campo, o terceiro time diferente no Gauchão. Mantendo a ideia tática do treinador, a equipe manteve um padrão aceitável em campo.
A troca de passes curtos estava presente. Assim como a presença de um centroavante. No seu primeiro jogo tendo como companheiros jogadores do elenco principal, Leandro Damião manteve o rendimento dos confrontos quando atuou pelo time B. De seu pé direito, ele arrematou em da linha da grande área no canto do goleiro, aos 14 minutos de jogo.
A vantagem ainda nos primeiro minutos deu o Inter a possibilidade de não precisar acelerar o jogo. Priorizando a posse de bola, os colorados não se arriscaram. Se não criaram um amontoado de chances, Muriel, que estreava, não precisou trabalhar. O melhor lance do Novo Hamburgo foi um arremate de longa distância de Maiquel.
A bola parada é um trunfo de Fossati. Nos treinos o lance tem sido ensaiado com grande volume. Andrezinho era o dono desse tipo de jogada. Antes de chutá-la, o meia gesticula, marcando o que será feito. Nos acréscimos, ele levantou para Edu desviar e Sorondo, de cabeça, colocar a bola na rede.
A vantagem um pouco maior fez o time relaxar. Com o oponente mais mole no segundo tempo, o Novo Hamburgo adiantou sua marcação. Conseguiu reduzir os espaços e ameaçar os colorados. Muriel fez sua primeira defesa aos 9 minutos. Porém, em seguida cometeu pênalti. Paulinho cobrou para descontar, aos 14 minutos.
Acreditando no empate, o Anilado passou a atacar mais. Mesmo apresentando um ritmo mais devagar, o Inter explorava as brechas deixadas. Glaydson quase marcou de cabeça. No troco dos donos da casa, Muriel salvou nos pés de Preto. Gustavo Papo também teve chance, mas se atrapalhou na hora de finalizar.
Para pontuar diante do Inter no Gauchão não se pode falhar. Além de errar em momentos cruciais no ataque, o Novo Hamburgo perdeu a bola perto de sua meta. Bruno Silva aproveitou-se, foi ao fundo e cruzou. Chegando de carrinho, como um raio rompendo a defesa, Thiago Humberto, outro que vestia a camisa colorada pela primeira vez, fez o terceiro. Dando aos colorados a melhor campanha da competição até o momento.
FICHA TÉCNICA - NOVO HAMBURGO 1 x 3 INTERNACIONAL
Local: Estádio do Vale, em Novo Hamburgo (RS)
Data: 3 de fevereiro de 2010, quarta-feira
Árbitro: Francisco Neto
Assistentes: Marcelo Barison e José Inácio de Souza
Cartões amarelos: Fininho, Márcio Hahn e Maiquel (Novo Hamburgo); Glaydson, Wilson Mathias, Danilo Silva e Nei (Internacional)
Cartão vermelho: Maiquel (Novo Horizonte)
Gols: NOVO HAMBURGO: Paulinho, aos 14 minutos do segundo tempo; INTERNACIONAL: Leandro Damião, aos 14, e Sorondo, aos 46 minutos do primeiro tempo; Thiago Humberto, aos 41 minutos do segundo tempo
INTER: Muriel; Danilo Silva, Sorondo e Danny Morais; Bruno Silva, Glaydson (Walter), Wilson Mathias, Andrezinho e Nei (Bolívar); Edu e Leandro Damião (Thiago Humberto)
Técnico: Jorge Fossati
NOVO HAMBURGO: Nicolas, Fininho (Edimar), Micael, Edson Borges e Paulinho; Chicão (Reginaldo), Márcio Hahn, Émerson e Preto; Maiquel e Gustavo Papa (Michel)
Técnico: Gilmar Iser