postado em 04/02/2010 09:17
Líder do Grupo B da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca, com 15 pontos e 100% de aproveitamento, o Vasco depende de um simples triunfo nesta quinta-feira, às 18h30 (de Brasília), para garantir matematicamente a vaga nas semifinais. O rival, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, será o Resende, que vem embalado após derrotar o Tigres do Brasil por 4 x 2, e figura na quarta posição com seis pontos, sem chances de avançar de fase.Após vencer o Friburguense por 3 x 0, o técnico do Vasco, Vágner Mancini, ressalta a importância de garantir de maneira antecipada a classificação, pois na rodada final, no próximo domingo, o time vai encarar o Madureira, que possui a melhor campanha entre os times que não estão na principal divisão nacional.
"Quanto antes garantirmos a classificação para a próxima fase melhor, pois teremos mais tranquilidade para a sequência do trabalho. Não será bom deixarmos para definir a nossa sorte na última rodada, quando teremos apenas um jogo pela frente e tudo pode acontecer", constatou Mancini.
O treinador vascaíno, porém, se mostra preocupado com a qualidade do Resende. "O time deles vem numa crescente dentro da competição e conseguiu um resultado muito importante na rodada passada, o que aumentou a empolgação de todos. Com certeza nosso rival encara este jogo como uma grande oportunidade de embalar na competição e por isso mesmo precisamos estar ligados para não sermos surpreendidos" disse Mancini.
Os atletas vascaínos também reconhecem a necessidade de se classificarem e por isso mesmo o foco é apenas a vitória. Porém descartam o clima de euforia pela grande campanha na Taça Guanabara.
"O Vasco vem fazendo a sua parte dentro de campo, mas sabemos que tudo será apagado se não conseguirmos um bom resultado contra o Resende. Além disso precisamos jogar com muita seriedade, pois ainda temos muitas coisas para corrigirmos nesta caminhada", alertou o lateral esquerdo Márcio Careca.
O time para este compromisso está definido. Elder Granja ganha vaga na lateral esquerda, já que Fagner está com lesão na coxa direita. O volante Nilton, suspenso por acúmulo de cartões amarelos, cede espaço para Rafael Carioca.
Pelo lado do Resende, o técnico Marcelo Buarque fará a sua estreia, pois ele acompanhou da arquibancada a vitória sobre o Tigres do Brasil, quando o atual vice campeão da Taça Guanabara foi dirigido pelo interino Leandro Silva. Justamente por isso Buarque vai manter a base daquele confronto e se mostra otimista em conquistar um bom resultado.
"O Resende conseguiu um importante resultado e o grupo de jogadores estava precisando daquele triunfo contra o Tigres. Agora teremos mais um grande desafio pela frente e podemos surpreender o Vasco", projetou Buarque.
FICHA TÉCNICA - RESENDE X VASCO
Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)
Data: 4 de fevereiro de 2010 (quinta-feira)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Antônio Frederico dos Santos (RJ)
Assistentes: Rodrigo Jóia (RJ) e Wendel Gouvea (RJ)
RESENDE: Cleber, Breno, Eduardo Teles e Nailton; Bruno Leite, Vinícius, Marcio Gomes, Hiroshi e Felipinho; Fabiano e Elias
Técnico: Marcelo Buarque
VASCO: Fernando Prass, Elder Granja, Fernando, Titi e Márcio Careca; Rafael Carioca, Souza, Léo Gago e Carlos Alberto; Philippe Coutinho e Dodô
Técnico: Vágner Mancini