postado em 04/02/2010 09:21
Depois da derrota de 5 x 3 para o Flamengo no clássico de domingo passado, o Fluminense busca a reação na Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca, nesta quinta-feira, 21h50 (de Brasília), quando recebe o Boavista pela sexta rodada. Na segunda posição do Grupo A, com 12 pontos, o Tricolor precisa de um triunfo, pois em caso de novo tropeço poderá ver a classificação ameaçada. Isso porque os visitantes estão embalados após aplicarem 3 a 0 no Olaria e já somam dez pontos.Cuca, técnico do Fluminense, tem procurado trabalhar o aspecto psicológico dos jogadores, que até agora tentam entender o que aconteceu diante dos flamenguistas, já que chegaram a estar ganhando por 3 x 1.
"O clássico contra o Flamengo é coisa do passado para a nossa equipe, pois o Campeonato Carioca não nos permite ficar muito tempo lamentando resultados negativos. Nesta quinta-feira já temos um difícil compromisso diante do Boavista e é nisto que devemos focar", afirmou Cuca.
E vencer o próximo confronto é tarefa complicada na visão do treinador tricolor. "O Boavista vem de um bom resultado contra o Olaria e ainda está no páreo pela classificação. Se nos vencer, vai ficar perto da vaga e eles vão trabalhar para isso. Possuem um time bem rodado e por isso mesmo deverão nos dar muito trabalho", analisou técnico do time das Laranjeiras.
Os atletas tricolores parecem ter assimilado bem o discurso do comandante. Tanto que garantem que o foco já é a equipe de Saquarema. "O Boavista é o nosso próximo adversário e por isso não podemos mais ficar pensando no Flamengo. Os três pontos do clássico não foram conquistados e agora estão fazendo falta. Mas ainda dependemos de nossos próprios esforços para garantirmos a classificação e é nisso que devemos focar", comentou o meia Diguinho.
Para superar o Boavista, Cuca terá que apostar em atacantes reservas. Isso porque a dupla considerada titular está vetada pelo departamento médico. Maicon sofreu um estiramento na coxa esquerda diante do Flamengo, enquanto Fred ainda sente dores na panturrilha direita. Kieza e Alan são os favoritos para compor o setor.
Já o Boavista pode comemorar mais opções. Isso porque o técnico Emerson Ávila terá a volta do lateral esquerdo Paulo Rodrigues e do zagueiro Bruno Costa, que cumpriram suspensão diante do Olaria e reaparecem nas vagas de Getúlio e Pessanha, respectivamente.
A experiência de elenco é a principal aposta da equipe visitante para obter um bom resultado contra o Fluminense. Tanto que Emerson Ávila revelou estar ansioso para dirigir o time no Maracanã, pois entende que seu grupo não vai se intimidar com o histórico estádio.
"É sempre bom jogar no Maracanã. Trata-se do maior estádio do país, tem muita história e tradição. Temos jogadores experientes, por isso não ficaremos intimidados com nada. O desejo de todo o atleta é jogar nesse palco. O campo é grande e pode-se desenvolver um futebol de qualidade. Tenho certeza de que faremos um bom trabalho contra o Fluminense", disse Ávila.
FICHA TÉCNICA - FLUMINENSE X BOAVISTA
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 4 de fevereiro de 2010 (Quinta-feira)
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Nunes Sá (RJ)
Assistentes: Ricardo Maurício de Almeida (RJ) e Lilian Fernandes Bruno (RJ)
FLUMINENSE: Rafael, Gum, Cássio e Leandro Euzébio; Mariano, Diguinho, Darío Conca, Everton e Julio Cesar; Kieza (Willians) e Alan
Técnico: Cuca
BOAVISTA: Vinicius, Ruy, Bruno Costa, Santiago e Paulo Rodrigues; Julio Cesar, Jougle, Mancuso e Fabrício; Tony e Léo Guerreiro
Técnico: Emerson Ávila