postado em 04/02/2010 10:43
Um dos maiores astros do sumô na atualidade, o mongol Asashoryu Akinori anunciou nesta quinta-feira sua aposentadoria. A decisão foi motivada por uma briga em uma boate de Tóquio ocorrida em janeiro.
Com 1,84m e 148kg, Asashoryu teria quebrado o nariz de um homem enquanto estava bêbado. "Vou me aposentar. Muitas coisas aconteceram. Tenho causado muitos problemas, mas não tenho arrependimentos sobre meu sumô", declarou o lutador, que chorou durante a entrevista. Asashoryu, que na verdade se chama Dolgorsürengiin Dagvadorj, é o primeiro atleta da Mongólia a ter alcançado a mais alta graduação do sumô, o yokozuna.
Polêmico, ele é bastante criticado no Japão por infringir o rigoroso código de conduta imposto a atletas do seu nível. Em 2007, inclusive, foi o primeiro yokozuna suspenso da história após ser flagrado em uma partida beneficente de futebol após desligar de uma excursão alegando contusão.
Chefe da Associação de sumô, Musashigawa a atitude de Asashoryu no bar foi "indesculpável". "Ele sentiu-se compelido a se demitir pela falta cometida, que era indesculpável e aceitou o nosso conselho. Quero pedir desculpas aos fãs de sumô. Trabalharemos para que este tipo de incidente não volte a acontecer", destacou o dirigente. Com a decisão de Asashoryu, Hakuho Sho se torna no único yokozuna em atividade. "Estou muito estressado e agora quero descansar", afirmou o campeão aposentado.