postado em 05/02/2010 18:02
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro-2016 (Co-Rio) anunciou que o secretário geral Carlos Roberto Osório deixará o cargo. O executivo está sendo remanejado para uma das vice-presidências do Conselho Diretor, além de assumir uma nova secretaria municipal a convite do prefeito Eduardo Paes.
"Carlos Roberto Osório continuará conosco, contribuindo com sua experiência. Ele apenas sairá de uma função executiva para o Conselho Diretor. O Carlos Roberto é um companheiro de 20 anos e teremos o maior prazer se algum dia quiser voltar a um posto executivo", comentou Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Co-Rio.
Na estrutura inicial do Co-Rio estão confirmados os nomes do diretor de Comunicação e Marketing, Leonardo Gryner; do diretor de assuntos corporativos, Carlos Luiz Martins; do diretor interino de operações, Mário Cilenti; do gerente de projetos, Alexandre Techima; do diretor de esportes, Agberto Guimarães e da diretora do jurídico, Ana Luiza Pinheiro.
"Geralmente, os comitês organizadores têm entre 16 e 20 organogramas até a realização dos Jogos. O Rio 2016 definiu os nomes para a estrutura inicial", afirmou Nuzman.
A consultoria Odgers & Berndtson, que trabalhou com Vancouver-2010 e Londres-2012, foi contratada para selecionar outros executivos para o Rio 2016.
No dia 11 de fevereiro, o Comitê Rio 2016 apresentará seu primeiro Relatório de Progresso ao Comitê Olímpico Internacional, durante a sessão da entidade que antecede o início dos jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver-2010. O documento apresenta a evolução do trabalho do Comitê Rio 2016 e dos três níveis de governo nos quatro últimos meses.
Durante os Jogos de Vancouver, uma equipe de 18 profissionais Rio 2016 e 21 representantes dos três níveis de governo participarão do Programa de Observadores, para conhecer a organização da operação de diversos setores dos Jogos.
"O Programa de Observadores é uma importante oportunidade de integração com outros comitês organizadores. A experiência de realizar os jogos olímpicos é única em todos os setores", comentou Nuzman.