postado em 05/02/2010 18:59
A recuperação do atacante paraguaio Salvador Cabañas é lenta, mas segue positiva e constante, apesar dos riscos que o jogador ainda corre. Foi o que garantiu o neurocirurgião Ernesto Martínez Duhart, em seu boletim médico divulgado nesta sexta-feira. Segundo Duhart, a recuperação deve ser feita pouco a pouco, sem maiores alardes.
"Salvador vem evoluindo satisfatoriamente, mesmo que de maneira lenta. No momento, não temos nenhuma complicação. O sangue acumulado no cérebro dele está sendo eliminado por drenagem ventricular", explicou. De acordo com o médico, ainda existe uma inflamação, mas em um grau menor em relação ao estado inicial.
"Ele move suas extremidades, fala e responde corretamente ao que lhe perguntam. Portanto, a evolução é lenta, mas favorável", afirmou Duhart. O especialista esclareceu que, enquanto precisar da drenagem no cérebro, Cabañas continuará em terapia intensiva e sob supervisão médica. "Ele é um homem forte e saudável. Acredito que estamos no caminho certo. Mesmo que tenha pouco apetite, ele continuará com a sonda, já que é um complemento para sua dieta, que deve ser rica em calorias", disse.
O paraguaio não lembra do dia em que foi baleado. Segundo o médico, é preciso ter cuidado e calma enquanto Cabañas se recupera, já que ele não está sendo auxiliado por nenhum medicamento que acelere seu quadro clínico. Quando perguntado se ele sabia onde estava, o atacante teria respondido: "Me parece uma clínica".