postado em 06/02/2010 08:09
Embalado pela goleada de 7 x 0 aplicada sobre o Real Potosí na última quarta-feira, o Cruzeiro retorna à ;realidade; neste sábado, quando terá pela frente o Villa Nova, às 17 horas (de Brasília), no estádio do Mineirão, em confronto válido pela terceira rodada do Campeonato Mineiro. Depois de cumprir sua missão ante os bolivianos e se classificar à fase de grupos da Copa Libertadores, a Raposa entrará em campo diante do alvirrubro utilizando um ;time misto;."Estamos adotando essa política pelo no terceiro ano em função de algumas situações que a gente acha importantes para suportar a carga até a Copa do Mundo. Não vejo problema e teremos um time competitivo", afirmou Adílson Batista, antes de destacar a necessidade de revezar a equipe neste início de temporada. "Todo dia temos que crescer e evoluir. Os adversários vão mudando, a competição e os objetivos também. Daqui a pouco, os jogos passam a ser mais duros e a exigência será maior. Então, a gente tem que se preparar para melhorar."
Dessa forma, quatro titulares do clube celeste serão poupados pelo treinador: o volante Henrique, o meia Gilberto, que não atuou na quarta-feira diante dos bolivianos, e os atacantes Kleber e Thiago Ribeiro. O pensamento de Adílson é ter os jogadores nas suas melhores condições para a próxima quarta-feira, quando a Raposa estreia na fase de grupos da Libertadores contra o Vélez Sarsfield, em Buenos Aires.
Dentro do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro busca a reabilitação após sofrer um duro revés. No último sábado, os reservas do clube celeste perderam para o Ipatinga por 3 a 0, em uma atuação soberana dos rivais. Para evitar outro resultado inesperado, Adílson Batista relacionou para o duelo nomes como Fábio, Leonardo Silva, Marquinhos Paraná e Wellington Paulista, um dos grandes destaques diante do Potosí.
Outro que estará em campo neste sábado no Mineirão é o zagueiro Cláudio Caçapa. Contratado para ser titular na equipe, o defensor de 33 anos não conseguiu se firmar e serve como uma opção para Batista. Dessa forma, o jogador mostrou-se motivado a convencer o comandante do contrário.
"Tento mostrar a cada jogo que tenho condições de ajudar o grupo. Jogar ou não vai depender do Adilson, já que é ele que escala a equipe. Procuro aproveitar as chances que ele vem me dando no Campeonato para ter uma seqüência de jogos", disse Caçapa, que deverá começar no banco de reservas. Gil e Leonardo Silva deverão ser os titulares, que terão a responsabilidade de defender um grande tabu.
O Cruzeiro defende uma escrita de 11 anos sem perder do Villa Nova no Mineirão. A última derrota da Raposa ocorreu no dia 28 de fevereiro de 1999, em confronto válido pela Copa dos Campeões Mineiros. Desde então, as duas equipes entraram em campo 14 vezes, que renderam sete vitórias dos celestes e sete empates.
Ao longo da história, Cruzeiro e Villa Nova disputaram 228 confrontos, com 112 vitórias da Raposa, 71 empates e 45 triunfos do Leão do Bonfim. As duas equipes possuem também o recorde de público na história do futebol de Minas Gerais. Na decisão do estadual de 1997, vencido pelos celestes por 1 a 0 (gol de Marcelo Ramos), os times levaram 132.814 torcedores ao Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão.
Tupi x Caldense completam sábado de futebol em MG - No mesmo horário em que Cruzeiro e Villa Nova duelam no Mineirão, o Tupi recebe a Caldense para subir na tabela de classificação da competição. Com três tentos somados até então, a equipe de Juiz de Fora necessita da vitória para seguir na parte de cima da tabela.
Em contrapartida, a Caldense tem dois pontos somados e busca o triunfo para evitar uma aproximação da zona de rebaixamento. Após dois empates sem gols na temporada, a expectativa do elenco é superar o Tupi neste sábado e embalar no Mineiro.
"A equipe vem evoluindo bastante nos últimos jogos. A vitória é o objetivo que buscamos e merecemos muito. Estamos a um passo dela. Vamos seguir confiantes no resultado positivo", afirmou o lateral esquerdo Raniery.
Confira a 3; rodada completa do Campeonato Mineiro:
Sábado
17 horas - Tupi x Caldense
17 horas - Cruzeiro x Villa Nova
Domingo
10h30 - Uberlândia x Uberaba SC
10h30 - Ituiutaba x Democrata
11 horas - América-TO x América-MG
17 horas - Atlético-MG x Ipatinga
FICHA TÉCNICA - CRUZEIRO x VILLA NOVA
Local: Estádio Governador Magalhães Pinto, em Belo Horizonte (MG)
Data: 6 de fevereiro de 2010, sábado
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Cleisson Veloso Pereira
Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago (FIFA) e Marcus Vinícius Gomes
CRUZEIRO: Fábio; Jonathan, Leonardo Silva, Gil e Diego Renan; Elicarlos, Fabinho, Marquinhos Paraná e Bernardo; Guerrón e Wellington Paulista
Técnico: Adílson Batista
VILLA NOVA: Rafael Cordova; Serginho, João Júnior, Bruno Lourenço e Jesiel; Leandro Paraná, Luiz Ricardo, João Paulo e Wander; Allan e Warley
Técnico: Flávio Lopes