postado em 06/02/2010 08:26
Atual vencedor do Campeonato Espanhol, o Barcelona já ganhou 16 jogos e empatou quatro dos 20 que disputou na atual temporada. Líder com cinco pontos de vantagem, a equipe azul-grená enfrentará em casa o Getafe neste sábado, às 17 horas (de Brasília) para seguir (a passos largos) a caminhada pelo bicampeonato.
Nesta partida, o técnico Pep Guardiola poderá contar com a liberação dos laterais Daniel Alves e Éric Abidal. O camisa 2 brasileiro se recuperou de um problema muscular e deve ser escalado como titular, assim como o francês, que participou da metade do treinamento e pode reassumir a ala esquerda.
Capitão da equipe, Carles Puyol está suspenso e não poderá entrar em campo. Em contrapartida, o atacante Thierry Henry está recuperado de uma gastroenterite e pode tomar a posição do jovem Pedro.
"Ele está alguns escalões acima do Pedro. Tenho muita fé no Titi (Henry) e creio que recuperaremos sua melhor versão", defendeu Guardiola, que aproveitou para falar bem de outro atacante que vem sendo criticado pela torcida: Zlatan Ibrahimovic.
"Ibra está gerando espaços. Se não tem feito gols, ele fará. Sabemos que aqui o '9' é pressionado por fazer gols, mas também sabemos que o Ibra não faz só isso, ele tem muitas outras alternativas", protegeu o comandante. O camisa 9 não marca desde o dia 5 janeiro, contra o Sevilla.
Se o Barcelona poderá contar com a volta de três jogadores, o Real Madrid terá um desfalque importante contra o Espanyol, às 17 horas do sábado. O atacante Cristiano Ronaldo cumpre suspensão após ser expulso contra o Málaga. Para sua vaga, Gonzalo Higuaín deve ser titular.
Pouco aproveitados pelo técnico Manuel Pellegrini, o volante Mahamadou Diarra e o meia Rafael van der Vaart estarão a disposição. Segundo colocado com 47 pontos, o treinador merengue afirmou que o time tem responsabilidade de vencer para seguir vivo na luta pelo título.
"É muito importante ganhar a maior quantidade de pontos. O objetivo é ganhar os três próximos em casa para depois jogar com o Xerez sem especulações. Não podemos adivinhar o futuro da outra equipe , mas temos que mostrar durante os 90 minutos porque estamos aqui (segunda colocação)", pontuou Pellegrini, que deverá escalar o meia-atacante Kaká.
Confira a 21ª rodada do Campeonato Espalhol:
Sábado:
15h00 Valência x Valladolid
17h00 Barcelona x Getafe
19h00 Real Madrid x Espanyol
Domingo:
14h00 Almería x Sporting Gijón
14h00 Athletic Bilbao x Xerez
14h00 Málaga x Deportivo La Coruña
14h00 Mallorca x Villareal
14h00 Osasuña x Tenerife
16h00 Real Zaragoza x Sevilla
18h00 Racing Santander x Atlético de Madri