postado em 06/02/2010 14:08
Em partida bastante disputada, válida pela primeira semifinal do torneio ATP 250 de Joanesburgo, o favorito espanhol David Ferrer foi surpreendido pela zebra francesa Stephane Robert, e perdeu por 2 sets a 0 (parciais de 7/5 e 6/4), chegando à final do campeonato.
O cabeça de chave número 2 era não só favorito para a partida, mas para o campeonato ao lado do francês Gael Monfils, que disputou a outra semifinal contra Feliciano Lopez, também espanhol. No entanto, não conseguiu traduzir o seu melhor status em um bom jogo dentro de quadra.
Robert, que passou pelo jamaicano Dustin Brown nesta sexta com facilidade (2 sets a 0), errou menos, apesar de ter tido menos aces e mais duplas faltas, e venceu com dificuldades Ferrer, que vinha de vitória sobre o indiano Somdev Devvarman também por 2 a 0.
Feliciano vira zebra e derrota Monfils - O número 13 do mundo também deixou escapar pelas mãos o favoritismo e foi derrotado por Lopez, que vinga o compatriota Ferrer e vai à final do torneio da África do Sul. O jogo foi decidido apenas no tie-break, em 2 sets a 1, parciais de 3/6, 6/1 e 7/6 (7-1).
Cabeça de chave 1 do torneio africano, Monfils começou bem a partida e não teve dificuldades para abrir 6-3 no começo, com 11 aces em seus costumeiros saques de muita velocidade. No segundo período, no entanto, decaiu tanto que não teve nenhum ponto no fundamento, contra oito do espanhol, e vendeu fácil o set em 6/1.
No terceiro e último set, o francês viu que precisaria jogar mais caso quisesse fazer uma final totalmente francesa. No entanto, saiu perdendo por 3 games a 0. Correu atrás do placar e empatou em 6 a 6, mas a disputa do tie-break foi um reflexo do que foi a partida, e o espanhol aplicou 7-1 com facilidade.
Agora, Feliciano Lopez encara uma surpresa ainda maior que ele, o francês Stehpane Robert, na final marcada para este domingo. Os portões do estádio sul-africano se abrirão a partir das seis horas da manhã, com a partida prevista para as nove horas.