postado em 06/02/2010 16:44
Com uma facilidade extrema, o Manchester United atropelou o Portsmouth, no Old Trafford e assumiu, pelo menos até o domingo, a liderança do Campeonato Inglês. Com gols de Rooney, Berbatov, Carrick e Vanden Borre e Wilson, contra, os Diabos Vermelhos golearam por 5 a 0.O resultado colocou o Manchester em primeiro, com 56 pontos, um a mais que o Chelsea e sete a mais que o Arsenal, que se enfrentam neste domingo, no superclássico da rodada. Os ;Pompey; seguem seu calváriom na lanterna da competição, com apenas 15 pontos.
Na próxima rodada, os Diabos Vermelhos vão até o Villa Park, enfrentar o Aston Villa, quarta-feira. O Portsmouth recebe o Sunderland no Fratton Park, na terça-feira.
O jogo
Brigando pela liderança, jogando contra o lanterna e ainda por cima dentro de casa, o Manchester não podia fazer outra coisa que não pressionar o Portsmouth. Sabendo da fragilidade do adversário, Alex Ferguson escalou um time bem ofensivo, com Valencia, Nani, Berbatov e Rooney.
O Portsmouth tentava se segurar de qualquer forma e esperava uma chance de surpreender no contra ataque, mas o Manchester estava ligado e quase não dava espaços.
O primeiro lance de perigo real aconteceu aos 35 minutos, com Berbatov. Gary Neville cruzou e o búlgaro, praticamente debaixo da trave, jogou a bola para fora. Cinco minutos depois, Rooney mostrou como se faz. O artilheiro do Campeonato Inglês aproveitou cruzamento, cabeceou e não deu chances para o goleiro James: 1 a 0.
Ainda no primeiro tempo, os Diabos Vermelhos ampliaram. O zagueiro Vanden Borre, que havia falhado na marcação de Rooney no primeiro gol, levou azar e desviou cruzamento de Nani, enganando o goleiro James, que ainda tentou voltar a tempo, mas viu a bola morrer no fundo do gol.
Massacre no segundo tempo
Na volta para o segundo tempo, o panorama do jogo seguiu o mesmo, com o Manchester pressionando e o Portsmouht esperando algum espaço para contra atacar. Com dez minutos, quase saiu um golaço.
Berbatov recebeu na entrada da área e de um lindo passe para Valencia, por cima da zaga. O meia ficou cara a cara com James e chutou em cima do goleiro, desperdiçando o que seria um lindo gol.
Três minutos depois, o Manchester fez mais um e mostrou que a sorte estava mesmo ao seu lado. Carrick aproveitou rebatida da zaga e soltou a bomba. A bola desviou na zaga novamente, encobriu o goleiro James e ainda bateu no travessão antes de entrar: 3 a 0.
O Portsmouth sentiu mais esse golpe e se entregou de vez. Apenas dois minutos depois de levar o terceiro, veio o quarto. Berbatov, que havia perdido uma chance clara no primeiro tempo, acertou um belo chute no cantinho, decretando a goleada.
Com a fatura já liquidada, Alex Ferguson fez três mudanças de uma só vez. Fletcher, Berbatov e Rooney deram lugar a Owen, Gibson e Diouf. Para coroar a goleada, saiu o quinto, num golaço contra do zagueiro Wilson. Após cruzamento de Evra, Wilson tentou cortar e acertou uma bomba no ângulo do goleiro James, fechando o massacre: 5 a 0.