postado em 06/02/2010 21:09
Porto Alegre (RS) - Os valores de mercado nem sempre correspondem aos do futebol. Enquanto a delicadeza de um cristal é admirada e valorizada, o Grêmio prefere ter uma defesa bruta como uma rocha. Classificado por antecipação para as quartas de final, o Grêmio entra em campo na sétima rodada do Campeonato Gaúcho em busca da solidez defensiva, ausente até o momento. O adversário das 19 horas (de Brasília) é o Universidade, ex-Ulbra, que vem crescendo de produção, mas sem subir na tabela.A verdade é que a defesa gremista tem se mostrado frágil como um cristal. O setor recebe atenção especial dos pensamentos de Silas. O treinador não conseguiu ainda achar um equilíbrio no setor, vazado em todas as partidas do ano. São seis jogos e oito gols sofridos.
"Mudamos o esquema também e das duas maneiras, tomamos gols. No Gre-Nal, jogamos com três zagueiros e levamos o gol só no final. É uma questão de entrosamento", comentou o treinador.
Após adotar o sistema com um trio de zaga, a retaguarda ficou mais protegida, mas não o suficiente para que Inter e São Luiz fossem às redes. Além de não ter solucionado o problema por inteiro atrás, o 3-5-2 enfraqueceu o ataque, que passou em branco no Gre-Nal e marcou somente um gol no Glorioso.
Nessa busca por um time mais equilibrado, o técnico gremista mudará a escalação pela sétima vez. Maylson, que sempre tem entrado bem no decorrer do jogo, iniciará como titular. Sua posição está indefinida. Pode ser no meio-campo ou atuando como ala. Tudo dependerá da formatação a ser adotada por Silas.
A expectativa do torcedor estará sobre Douglas. Principal investimento financeiro da direção no ano, o meia estreará com a camisa gremista. "Eu vou buscar meu espaço aqui. Não sou individualista, procuro ajudar sempre o grupo. Quem vai sair ganhando vai ser o Grêmio", comentou o jogador, que começará na reserva.
Adilson e Hugo serão poupados para o jogo da Copa do Brasil, na quarta-feira. Nas suas vagas entram Fábio Rochemback e Mithyuê. Os dois começarão como titulares pela primeira vez no ano.
O Grêmio é o líder do Grupo 1, com 11 pontos e com um lugar assegurado nas quartas de final. Porém, essa pontuação seria insuficiente para estar entre os quatro primeiros na Chave 2, a do Universidade. O time de Canoas é lanterna com sete pontos, mas com essa pontuação estaria na vice-liderança do outro grupo.
Após perder seus três primeiros jogos, o Universidade conquistou duas vitórias e um empate, mas seguiu na posição mais baixa da tabela de seu grupo. Ao menos, o clube afastou momentaneamente s possibilidade de rebaixamento. A possibilidade de cair de divisão assustou o clube no início do Gauchão.
O técnico Lorival Santos irá promover as estreias de dois jogadores. Na defesa entra Rodolfo e no meio ingressa Renato Medeiros.
Todos na disputa - Faltando duas rodadas para o fim da fase de grupos do primeiro turno do Campeonato Gaúcho todos os clubes possuem chances matemáticas de classificação. O fato ocorre devido a dois motivos. O primeiro é que nessa etapa do torneio uma chave joga contra a outra. O segundo é a disparidade técnica, com os times da Chave 2 atropelando os concorrentes e achatando a classificação.
Em Porto Alegre, São José e Novo Hamburgo realizam um duelo de vice-líderes. Porém, o Zequinha, mesmo que perca em casa, seguirá entre os quatro primeiros. Já o Anilado, caso seja derrotado, pode deixar a zona de classificação.
Assim como o São José, o São Luiz está invicto no torneio. A equipe de Ijuí chega animada para rodada após ter empatado no Olímpico com o Grêmio. Atuando como mandante, o Glorioso, do artilheiro Eraldo, recebe o Esportivo, dono da segunda pior defesa do torneio.
O Veranópolis é outro que não viu a derrota. O adversário na Terra da Longevidade será o Inter-SM, um dos três clubes que ainda não venceu no torneio. A outra partida do domingo será entre Santa Cruz e Juventude.
Confira a sétima rodada do Gauchão:
Domingo:
19 horas - Universidade x Grêmio
19 horas - São José x Novo Hamburgo
19h30 - Inter x Avenida
19h30 - São Luiz x Esportivo
20h30 - Veranópolis x Inter-SM
20h30 - Santa Cruz x Juventude
Segunda-feira
20 horas - Pelotas x Porto Alegre
20h30 - Caxias x Ypiranga
FICHA TÉCNICA
UNIVERSIDADE X GRÊMIO
Local: Complexo Esportivo da Ulbra, em Canoas (RS)
Data: 7 de fevereiro de 2009, domingo
Horário: 19 horas (de Brasília)
Árbitro: Leonardo Gaciba
Assistentes: Alexandre Kleiniche e José Inácio de Souza
UNIVERSIDADE: Carlão; Tiago, Rodolfo e Marquem; Coelho, Doriva, Marcos Tora, Renato Medeiros e Preto; Tatá e Leandro Rodrigues
Técnico: Lorival Santos
GRÊMIO: Victor; Mário Fernandes, Rafael Marques, Maurício e Lúcio; Ferdinando, Fábio Rochemback, Maylson e Mithyuê; Borges e Jonas
Técnico: Silas