Superesportes

Botafogo precisa de empate no reencontro com Resende

postado em 06/02/2010 21:12
Rio de Janeiro (RJ) - Apesar de uma campanha aos trancos e barrancos, que gerou a troca no comando técnico e o desgaste de vários jogadores, o Botafogo chega à última rodada do Grupo B da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca, dependendo de um simples empate para se classificar para as semifinais. O rival é o Resende, às 17 horas (de Brasília), no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro.

O Alvinegro é o segundo colocado, com 15 pontos, três a mais que o Madureira, que foi derrotado por 4 a 1 pelo próprio Glorioso no meio de semana. O Tricolor suburbano pega o Vasco no mesmo horário. Caso seja derrotado, o time de General Severiano precisa torcer por um tropeço do Madureira para seguir no torneio.

Na partida deste domingo, o Botafogo terá pela frente um velho conhecido. O Resende foi o adversário na final da Taça Guanabara do ano passado, que terminou com triunfo botafoguense por 3 a 0. Mas, em 2010, o time do interior faz campanha irregular e soma seis pontos, tendo sido derrotado pelos cruzmaltinos por 1 a 0, na quinta-feira passada. Apesar dos números, o técnico Joel Santana espera problemas para o Glorioso.

"O Resende tem um time que começou mal o Campeonato Carioca, mas que vem dando sinais de reação. Tanto que fez um jogo muito duro contra o Vasco, mesmo tendo atuado boa parte do confronto com um jogador a menos. Não espero nenhuma facilidade neste domingo, ainda mais por ser um jogo decisivo", disse Joel Santana.

Nem mesmo o bom resultado obtido contra o Madureira serviu para deixar o comandante alvinegro um pouco mais relaxado. "A vitória sobre o Madureira foi muito importante para nos dar um pouco mais de tranquilidade para esta rodada final. Mas todos nós sabemos que as críticas voltarão a ficar pesadas em caso de um tropeço contra o Resende ou de uma eliminação precoce. Ainda temos uma longa caminhada pela frente e por isso não vamos relaxar", assegurou Joel.

Para este compromisso, o Fogão terá o importante desfalque do atacante Herrera, suspenso por conta do terceiro cartão amarelo. Neste cenário, quem vai ganhar uma oportunidade é o jovem Caio, que fez gols nos dois últimos compromissos. Quem também está fora por acúmulo de cartões é o zagueiro Antônio Carlos. Wellington retorna ao time.

Pelo lado do Resende, o técnico Marcelo Buarque terá problemas para armar o setor defensivo de sua equipe, já que perdeu dois zagueiros no confronto diante do Vasco. Eduardo Teles recebeu o terceiro cartão amarelo, enquanto Naílton foi expulso. Com isso, Taércio e Márcio Costa deverão entrar para formar trio de zaga com Breno.

No meio de campo, os volantes Márcio Gomes, que estava suspenso, e Beto, recuperado de lesão muscular na coxa direita, reaparecem nas vagas de Vinícius, outro expulso contra o Vasco, e de Léo Silva.

"Tive alguns problemas para armar o time para este compromisso, mas acredito que estamos mandando a campo uma equipe competitiva e capaz de fazer um grande jogo contra o Botafogo, que será ainda mais complicado por depender deste resultado para se classificar", disse Marcelo Buarque.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X RESENDE

Local: Estádio Olímpico João Havelange, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 7 de fevereiro de 2010, domingo
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca (RJ)
Assistentes: Dibert Pedrosa (RJ) e Luiz Antônio de Oliveira (RJ)

BOTAFOGO: Jefferson; Wellington, Fábio Ferreira e Fahel; Alessandro, Leandro Guerreiro, Eduardo, Lucio Flavio e Marcelo Cordeiro; Caio e Loco Abreu
Técnico: Joel Santana

RESENDE: Cléber; Breno, Taércio e Márcio Costa; Bruno Leite, Beto, Márcio Gomes, Hiroshi e Felipinho; Fabiano e Elias
Técnico: Marcelo Buarque

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação