postado em 06/02/2010 21:15
Rio de Janeiro (RJ) - Líder do Grupo B da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca, com 18 pontos conquistados e 100% de aproveitamento. Esse é o Vasco, que se despede da fase de classificação neste domingo, às 17 horas (de Brasília), contra o Madureira, em São Januário. O Cruzmaltino, que vem de triunfo de 1 a 0 sobre o Resende, também praticamente assegurou a primeira posição, por conta do saldo de gols.A partida pode ser considerada mais importante para o Madureira, que ainda tem chances de classificação. Com 12 pontos ganhos, o time precisa vencer o Vasco por dois gols de diferença e torcer para que o Botafogo seja derrotado, no mesmo horário, pelo Resende. O Tricolor suburbano foi goleado por 4 a 1 pelos botafoguenses no meio de semana.
Vágner Mancini, técnico do Vasco, conversou com seus jogadores e pediu a eles o máximo de empenho na partida deste domingo. O treinador pretende que seu time chegue embalado nas semifinais e por isso mesmo descartou a possibilidade de preservar os titulares.
"Não vou descaracterizar a equipe neste momento, quando as coisas estão acontecendo conforme o esperado e estamos obtendo os resultados desejados. Quero que a equipe chegue bem nesta reta final e por isso vamos encarar o Madureira como se a gente precisasse da vitória para nos classificar", prometeu Mancini.
Os atletas entenderam o recado e prometem empenho total. Ninguém em São Januário dá sinais de satisfação com o 100% de aproveitamento, pois a meta é mesmo a conquista da Taça Guanabara.
"Estamos com uma campanha impecável e a certeza do dever cumprido até este momento. Mas temos a consciência de que ainda não tem nada ganho e que precisamos seguir trabalhando com muito empenho. Conquistamos a classificação para as semifinais, mas o nosso torcedor quer mais e temos que seguir empenhados", disse o goleiro Fernando Prass.
Para este compromisso, são certos os desfalques do lateral esquerdo Márcio Careca e do meia Carlos Alberto, ambos suspensos por terem recebido o terceiro cartão amarelo contra o Resende. Com isso, Ernani entra na lateral, enquanto Magno deverá ser usado no meio. O volante Nilton, que cumpriu suspensão em Volta Redonda, retorna no posto de Rafael Carioca.
Pelo lado do Madureira, o técnico Antônio Carlos Roy vem trabalhando o aspecto psicológico para evitar que seus jogadores sintam a goleada sofrida para o Botafogo. "O que aconteceu na quinta-feira já é coisa do passado e o Madureira verdadeiro é o que conseguiu uma boa sequência de vitórias antes deste jogo. Vamos encarar o Vasco com a certeza de que podemos conquistar um resultado positivo e fazermos uma partida de igual para igual", analisou o treinador.
Roy vai escalar Arthur na vaga do zagueiro Edinho, suspenso por conta de sua expulsão diante dos botafoguenses. A boa notícia é o retorno do lateral esquerdo Nil, que cumpriu suspensão no meio de semana e reaperece no posto de Baiano.
FICHA TÉCNICA
VASCO X MADUREIRA
Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 7 de fevereiro de 2010, domingo
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)
Assistentes: Ediney Mascarenhas (RJ) e Marco Aurélio Pessanha (RJ)
VASCO: Fernando Prass; Elder Granja, Fernando, Titi e Ernani; Nilton, Léo Gago, Souza e Magno; Philippe Coutinho e Dodô
Técnico: Vágner Mancini
MADUREIRA: Renan; Valdir, Arthur, Leandrão e Nil; Rodrigo, Vagner, Bruno e Alex Oliveira; Eberson e Marcelo Ramos
Técnico: Antônio Carlos Roy