postado em 06/02/2010 21:17
Rio de Janeiro (RJ) - O Fluminense garantiu no meio de semana, com um triunfo por 3 a 0 sobre o Boavista, a vaga nas semifinais da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. Na segunda posição do Grupo A com 15 pontos, um a menos que o Flamengo, o Tricolor encerra a sua participação na fase de classificação neste domingo, às 19h30 (de Brasília), enfrentando o Olaria no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro.Apesar de ainda ter chances de terminar a chave na primeira colocação, o Fluminense não parece muito preocupado com isso, pois não há vantagens nas semifinais para os líderes de grupos.
Já para o Olaria o jogo tem mais importância, já que o somatório da pontuação dos dois turnos será usado para critérios de desempate e de vagas na Copa do Brasil de 2011 e na Série D do Campeonato Brasileiro deste ano. O time da Rua Bariri é o terceiro colocado do Grupo A, com 11 pontos, e está empolgado após arrancar empate por 3 a 3 com o Flamengo, na quarta-feira passada.
Cuca, técnico do Fluminense, adota o discurso de que a vitória será muito importante para o time, porém deixa escapar nas entrevistas que a importância é muito mais pelo aspecto moral do que pelo fato de terminar a chave na primeira posição.
"O Fluminense tem condições de terminar o grupo na primeira colocação e precisamos trabalhar para que isso aconteça. Para nós será muito importante chegar com moral nas semifinais", disse Cuca.
O fato de o Olaria ter empatado com o Flamengo no meio de semana serviu de alerta para o treinador do Fluminense. Cuca está alertando seus jogadores sobre as dificuldades que eles terão pela frente no compromisso deste domingo.
"O Olaria vem fazendo uma grande campanha e até a rodada passada estava disputando vaga nas semifinais. O time deles é muito bem armado e mostrou contra o Flamengo que pode nos criar muitos problemas no compromisso deste domingo. Vamos precisar entrar em campo ligados, sem perder a concentração um único minuto. Com certeza eles vão querer jogar no nosso erro e por isso temos que diminuir essa margem de risco", afirmou o treinador do Tricolor.
Cuca faz mistério em relação ao time que pretende mandar a campo, mas é certo que vai poupar todos os jogadores pendurados com dois cartões amarelos, para não correr risco de perder algum deles na semifinal. Com isso, serão preservados os laterais Mariano, Thiaguinho e Júlio César; o zagueiro Gum; o volante Éverton e o meia Marquinho. O atacante Willians, expulso contra o Boavista, também fica de fora.
Pelo lado do Olaria, o técnico Dé está otimista em relação a uma outra boa atuação de sua equipe na partida diante do Fluminense. "Antes de quarta-feira o nosso grupo já sabia que seria muito complicado vencer o Flamengo e o Fluminense e garantir vaga nas semifinais. Mas fizemos um grande jogo e conseguimos um ponto importante na quarta-feira. Agora podemos novamente nos esforçar e pontuar diante do Fluminense", disse Dé.
O treinador não poderá contar com o zagueiro Thiago Eleutério, expulso contra o Flamengo. Renato será o substituto. No restante a base será a mesma do empate com o Flamengo.
FICHA TÉCNICA
OLARIA X FLUMINENSE
Local: Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 7 de fevereiro de 2010 (Domingo)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: William de Souza Nery (RJ)
Assistentes: Hilton Moutinho (RJ) e Gilberto Pereira (RJ)
OLARIA: Ângelo; Ivan, Diego, Renato e Amarildo; William, Romário, Vinícius e Araruama; Aleílson e Waldir
Técnico: Dé
FLUMINENSE: Rafael; Digão, Cássio e Leandro Euzébio; Diogo, Maurício, Diguinho, Darío Conca e Dieguinho; Kieza e Alan
Técnico: Cuca