postado em 07/02/2010 09:00
Defesas medianas e ataques eficientes comandados por dois quarterbacks fantásticos. Esse é o retrato do Super Bowl. A 44; final da NFL ; a liga profissional de Futebol Americano dos Estados Unidos ;, a ser disputada hoje, em Miami, deve ser marcada pelo equilíbrio quando New Orleans Saints e Indianapolis Colts entrarem em campo. E a diferença que levará ao título virá do duelo de dois dos maiores lançadores da competição: Drew Brees e Payton Manning. Aquele que tiver melhor atuação leva a taça para seu estado.É a primeira vez na história da competição que os dois quarterbacks chegam à final com mais de 4 mil jardas na temporada. Brees, do New Orleans, cravou 4.338 jardas em seus passes precisos. Já Manning, do Indianapolis, alcançou a segunda melhor marca da liga, com 4.500. O Saints possui a melhor média de pontos na competição, mas tem a nona defesa mais vazada. O adversário, no entanto, vem duas posições acima.
A final, transmitida aqui no Brasil pela ESPN Internacional a partir das 21h, será disputada no estádio do Miami Dolphins, o Sun Life Stadium, com capacidade para 75.540 torcedores. E o espetáculo não envolve só o jogo. Até mesmo os intervalos comerciais são atração no Super Bowl. ;As pessoas sempre dizem que nunca assistem aos comerciais. Mas, nessa final, os fãs têm orgulho de dizer que acompanham as propagandas;, afirma David Blum, profissional de propaganda de agência norte-americana. Uma pesquisa indica que 5,6% dos telespectadores que assistem ao Super Bowl o fazem só pelas propagandas.
Mas por que tanto interesse nos comerciais? De acordo com o jornal The New York Times, as empresas de publicidade gastam até US$ 200 milhões para produzir anúncios espetaculares para antes, durante e depois da partida decisiva da NFL. Segundo pesquisa da liga, 30 segundos de exposição durante o Super Bowl custam, em média, US$ 2,8 milhões (cerca de R$ 5 milhões) à empresa anunciante.
Intervalo musical
Outro atrativo imperdível do Super Bowl é o show do intervalo. Desde 1993, quando Michael Jackson levou à loucura mais de uma centena de milhão de telespectadores em todo o mundo, tornou-se uma tradição convidar grandes astros da música para se apresentarem entre o primeiro e segundo tempos. Este ano, o espetáculo será comandado pela banda The Who. O grupo britânico ocupará o lugar que já foi de U2, Prince, Rolling Stones, Paul McCartney, Aerosmith, Stevie Wonder, entre outros. O mais polêmico, no entanto, foi o show de Janet Jackson, em 2005. Durante sua apresentação, ela colocou o seio para fora.
A audiência desse incrível evento também dá o que falar. Há algum tempo, é alardeado que um Super Bowl só perde em número de telespectadores para as finais das Copas do Mundo de futebol. Das 15 maiores audiências da televisão dos Estados Unidos, oito são provenientes de Super Bowls. A ESPN espera que mais de 104 milhões de pessoas espalhadas por 107 países estejam assistindo ao 44; Super Bowl.
Cinco vezes Miami
A NFL tem como critério determinar, antecipadamente, a sede de cada Super Bowl. Esta será a quinta vez que o estádio do Miami receberá a decisão do título (as outras foram disputadas em 1989, 1995, 1999 e 2007). Curiosamente, nenhum time jogou o Super Bowl atuando em seu próprio estádio.