postado em 07/02/2010 21:47
Mesmo sem os artilheiros Adriano e Vagner Love, poupados, o Flamengo derrotou o Boavista por 2 x 1 em partida disputada na noite deste domingo no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, pela última rodada da Taça Guanabara. Com a vitória, a equipe rubro-negra chegou aos 19 pontos e garantiu o primeiro lugar do grupo A. O Boavista ficou com dez pontos em quarto lugar.O time rubro-negro, mesmo desfalcado, mostrou mais ambição do que o adversário e poderia até ter vencido por um placar mais elástico. O Boavista tentou surpreender o Flamengo no contra-ataque mas faltou velocidade e competência para executar a tática planejada pelo seu treinador.
O Flamengo volta a jogar na quarta-feira, dia 17, contra o Botafogo, pelas semifinais da Taça Guanabara. O Boavista só volta a jogar pela Taça Rio.
O jogo começou em ritmo lento com os dois times mais preocupados em tocar a bola para os lados do que produzir ações efetivas de ataque. Mesmo assim, o Flamengo tinha mais posse de bola enquanto o Boavista procurava bloquear os movimentos do time dirigido por Andrade. Aos 11 minutos, aconteceu a primeira chance de gol quando Fabrício cobrou falta com violência e Vinicius fez uma defesa segura. O Flamengo aumentou a pressão, principalmente atacando com os laterais Leonardo Moura e Juan, mas os cruzamentos acabavam sempre na cabeça dos zagueiros do time de Saquarema.
Quando a bola parou de rolar para o tempo técnico, Andrade pediu mais agressividade ao time e o pedido do técnico foi atendido já no reinício da partida. Juan cobrou falta do lado esquerdo da área, Fernando entrou inteiramente livre e conseguiu cabecear para fora quando a torcida já se preparava para gritar. O lance motivou ainda mais o time da Gávea que aumentou a pressão em busca do primeiro gol. Aos 28, Vinicius Pacheco recebeu de Mezenda e chutou com grande perigo.
A resposta do Boavista deixou a torcida do Fla com o coração na mão. Um chute de Tony da intermediária explodiu no travessão depois de ser tocada levemente pelo goleiro Bruno. Aos 36, Mezenda faz outro lançamento preciso para Vinicius Pacheco que entra na área mas chuta em cima do goleiro Vinicius desperdiçando a oportunidade de marcar.
O Flamengo abriu o marcador aos 41 minutos quando Vinicius Pacheco cruzou da esquerda e Bruno Mezenga meteu a cabeça para colocar a bola nas redes, definindo o resultado do primeiro tempo.
Logo aos três minutos do segundo tempo, Mezenga perdeu a chance de ampliar ao entrar livre na área e tocar para fora na saída do goleiro. O castigo não demorou. Aos 11 minutos, o Boavista empatou. Tony cobrou escanteio e o zagueiro Édson subiu mais do que a zaga rubro-negra para empatar a partida. O Flamengo acordou e desempatou aos 15 com Kléberson que completou boa triangulação do ataque rubro-negro.
Durante a parada técnica, Leonardo Moura e Álvaro discutiram de forma ríspida obrigando o técnico Andrade e alguns jogadores a separarem os dois antes que partissem para a agressão mútua. Logo depois, Andrade tirou Leonardo Moura e colocou Everton Silva para tentar evitar novos problemas na defesa rubro-negra. Denis Marques também entrou para formar dupla com Mezenga, recuando Vinicius Pacheco para a armação das jogadas.
E foi Vinicius que teve a chance de aumentar o marcador aos 35 minutos mas a conclusão do jogador do Flamengo foi bem defendida pelo goleiro Vinicius. Nos instantes finais do jogo, o Boavista partiu para buscar o empate mas Bruno apareceu para salvar sua equipe em falta cobrada por Tony, no último lance importante da partida.
FICHA TÉCNICA - BOAVISTA 1 X 2 FLAMENGO
Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)
Data: 7 de fevereiro de 2010 (domingo)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Maurício Coelho Júnior
Assistentes: Francisco de Sousa e Rodrigo Correa
Cartões amarelos: Paulo Rodrigues, Júlio César, Douglas e Léo Faria (B); Juan e Lenon (F)
Gols: BOAVISTA: Édson, aos 11 minutos do segundo tempo
FLAMENGO: Bruno Mezenga, aos 41 minutos do primeiro tempo; e Kléberson, aos 15 minutos do segundo tempo
BOAVISTA: Vinícius; Getúlio, Édson, Pessanha e Paulo Rodrigues; Ruy, Júlio César, Douglas (Fabrício) e Léo Faria (Vinicius Durante); Tony e Léo Guerreiro (Marlon)
Técnico: Émerson Ávila
FLAMENGO: Bruno; Léo Moura (Everton Silva), Álvaro, Fabrício e Juan (Wellington); Lenon, Fernando, Kleberson e Fierro (Denis Marques); Vinicius Pacheco e Mezenga
Técnico: Andrade