Agência France-Presse
postado em 08/02/2010 22:27
A dupla de patinadores artísticos russos Oksana Domnina e Maxim Shabalin, favoritos ao ouro olímpico em Vancouver, decidiram desistir de usar vestimentas inspiradas na cultura aborígine após a polêmica desencadeada, indicou nesta segunda-feira um jornal russo.
A dança original dos campeões mundiais russos, vestidos com trajes inspirados em vestimentas aborígines e com os rostos pintados, já suscitou polêmica, principalmente durante a Euro-2010, disputada em Tallinn no final de janeiro.
Na véspera dos Jogos, os atletas "decidiram não entrar em guerra contra os inventores do bumerangue", indicou nesta segunda-feira o diário popular Komsomolskaïa Pravda, referindo-se à Austrália, onde o caso causou grande descontentamento.
"Oksana e Maxim anunciaram que usarão outros trajes, mas não desistiram da dança", acrescentou o jornal, sem fornecer maiores detalhes.
Os dois patinadores, embora tenham explicado que não pretendem chocar ninguém, despertaram a ira dos defensores da cultura aborígine australiana.