postado em 09/02/2010 21:59
Embalado por duas goleadas consecutivas no Campeonato Carioca, sendo a mais recente por 5 x 2 sobre o Resende, que valeu a classificação para as semifinais da Taça Guanabara, o Botafogo estreia na Copa do Brasil nesta quarta-feira, às 21h (de Brasília), quando enfrenta o São Raimundo-PA no Estádio Colosso dos Tapajós, em Santarém (PA).A ordem no Alvinegro é vencer por dois ou mais gols de diferença, o que lhe daria a classificação para a segunda fase sem a necessidade de realização do confronto de volta. O time paraense é o atual campeão da Série D do Campeonato Brasileiro. O técnico Joel Santana tomou a decisão de não preservar os titulares neste compromisso, já que a partida contra o Flamengo, pela Taça Guanabara, será apenas na quarta-feira de Cinzas.
"O Botafogo está levando está Copa do Brasil muito a sério, pois sabemos que seria um título muito importante para o clube, que voltaria assim a jogar a Copa Libertadores. Além disso, teremos uma semana de preparação para enfrentarmos o Flamengo e nosso esquema de treinos vai amenizar os possíveis efeitos negativos do desgaste desta viagem", disse Joel.
Ele lembrou aos jogadores a importância de antecipar a classificação. "Nós respeitamos qualquer adversário e com o São Raimundo não é diferente. Mas o Botafogo entra em campo disposto a conquistar a vitória e, se possível, por dois ou mais gols de diferença. Falo isso porque esse resultado seria fantástico para a nossa equipe, pois ganharíamos mais dias de descanso e de treinamentos mais na frente", analisou.
Entre os jogadores do Botafogo, porém, existe a preocupação de que nenhuma surpresa venha a acontecer. "Vamos com o pensamento de impormos a nossa maneira de jogar e de conquistarmos uma grande vitória, até mesmo a classificação. Mas respeitamos o nosso adversário e não podemos ficar muito expostos em campo, pois assim podemos acabar surpreendidos. Ainda mais em um jogo fora de casa", afirmou o goleiro Jéfferson.
Para este compromisso, o Botafogo terá o retorno do zagueiro Antônio Carlos e do atacante argentino Herrera, que cumpriram suspensão diante do Resende. Com isso, Wellington e Caio voltam a ficar como opção no banco de reservas. Se o Botafogo pensa mesmo em conquistar a classificação, o São Raimundo, pelo que mostrou até aqui na temporada, não deverá ter muitas forças para impedir.
Pelo menos é a conclusão que se tira ao analisar a campanha da equipe no Campeonato Paraense. O Pantera Mocorongo, como é conhecido o time, segura a lanterna após quatro rodadas, tendo feito apenas dois pontos. Um deles no empate por 1 x 1 com o Cametá, na última rodada. A base que conquistou a Série D do Brasileiro foi desfeita e as chances de sucesso no torneio nacional são reduzidas.
O técnico Flávio Barros vem trabalhando duro para mudar essa realidade e comandou muitos treinos ao longo da semana. Ele deverá manter a base do Estadual, pois não tem muitas opções, mas se mostra confiante. "Acredito que o grupo do São Raimundo, com muito empenho e obediência tática, terá condições de fazer um grande jogo e surpreender o Botafogo", analisou o treinador.
FICHA TÉCNICA
SÃO RAIMUNDO-PA x BOTAFOGO
Local: Estádio Colosso dos Tapajós, em Santarém (PA)
Data: 10 de fevereiro de 2010, quarta-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Marrubson Freitas (DF) e Luciano de Sousa (DF)
SÃO RAIMUNDO: Labilá, Carlão, Ivair e Filho; Leandrinho, Beto, Marcelo Pitbul, João Pedro e Júnior; Max Jari e Branco
Técnico: Flávio Barros
BOTAFOGO: Jéfferson, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Fahel; Alessandro, Leandro Guerreiro, Eduardo, Lucio Flavio e Marcelo Cordeiro; Herrera e Loco Abreu
Técnico: Joel Santana