Superesportes

Verdão estreia no Piauí para apagar fantasmas do Brasileirão

postado em 09/02/2010 22:06
A tão aguardada estreia da Copa do Brasil chegou para o Palmeiras. Nesta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), no estádio Albertão, os comandados do técnico Muricy Ramalho entram em campo com total favoritismo diante do Flamengo-PI. Ao Verdão, vencer a competição virou até uma questão de honra depois da inexplicável perda da vaga na Copa Libertadores da América deste ano.

Apesar de valorizar a disputa do Campeonato Paulista, o elenco alviverde não consegue esconder a importância de uma conquista da Copa do Brasil para dar uma resposta aos torcedores, que estão carentes de títulos nos últimos anos. "É a competição mais importante (de 2010) porque nos dá a vaga na Libertadores", reconhece o meio-campista Cleiton Xavier.

Embora superior na parte técnica, o Palmeiras demonstra preocupação com a irregularidade nos primeiros jogos do ano. "Perdemos alguns pontos no Paulista em que apresentamos um bom ritmo em campo, mas levamos gols de um jeito que não estamos acostumados", alerta Cleiton Xavier.

Outra situação que preocupa o grupo palmeirense é a indefinição do elenco. A diretoria continua atrás de reforços. Nesta terça-feira, o meia Lincoln foi apresentado na Academia de Futebol. Agora, o foco do clube é contratar atacantes - o ex-corintiano Ewerthon e o paraguaio Velázquez estão na mira.

Até pelos obstáculos encontrados, o Palmeiras prega um discurso de respeito ao Flamengo-PI. O Verdão está ciente que a Copa do Brasil costuma apresentar equipes surpreendentes, que muitas vezes chegam até as fases decisivas do torneio.

"Teremos uma dificuldade enorme no Piauí. Muitos jogadores do Palmeiras já jogaram em clubes de menor expressão. Os (jogadores) do Flamengo-PI terão uma oportunidade única para mostrar suas qualidades. Um dia, podemos ter esses atletas como nossos companheiros", destaca o alagoano Cleiton Xavier, revelado ao futebol pelo CSA.

Como tem sido rotina neste início de 2010, o Palmeiras vai entrar em campo com desfalques. Os zagueiros Léo e Maurício Ramos (problemas musculares) e o meia Joãozinho foram vetados de forma antecipada. De última hora, o goleiro Marcos também recebeu um descanso extra, já que sentiu um desconforto na coxa.

Perigo aéreo: No Flamengo-PI, as principais esperanças são concentradas em um antigo carrasco palmeirense: o centroavante Jardel (ex-Grêmio). Aos 36 anos, o atleta está longe de ostentar a melhor forma da carreira - sofre, inclusive, de dores no joelho esquerdo. Até por isso, deve começar a partida no banco de reservas.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO-PI x PALMEIRAS

Local: Estádio Alberto Silva (Albertão), em Teresina (PI)
Data: 10/02/2010 (quarta-feira)
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Cláudio Mercante (PE)
Assistentes: Marcos Antônio da Silva Brígido e Thiago Gomes Brídigo (CE)

FLAMENGO-PI: Rafael; Tote, Serginho Matogrossense, Marcelão e Wildinho; Binha, Erivan, Luciano e Antonio Carlos; Joniel e Leandro Porto.
Técnico: Valter Maranhão

PALMEIRAS: Deola; Figueroa, Danilo, Edinho e Wendel; Pierre, Márcio Araújo, Cleiton Xavier e Deyvid Sacconi; Diego Souza e Robert.
Técnico: Muricy Ramalho

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação