postado em 10/02/2010 09:01
A batalha de 64 clubes por uma vaga na Taça Libertadores da América de 2011 começa hoje com 14 jogos e um segredo que corre o país de norte a sul via sedex. Quem vestirá a camisa do Atlético Roraima, em 24 de fevereiro, na estreia do atual campeão estadual contra a Portuguesa-SP? A resposta é Esporte Clube 2014. Quem??? Seja bem-vindo ao submundo da Copa do Brasil.O Atlético Roraima não tem dinheiro, jogador e muito menos estádio para disputar o torneio. Duro na queda, o presidente Carlos Alberto Torres, homônimo do capitão da Seleção Brasileira na conquista do tri mundial, recebeu uma cartinha, gostou e deu um jeitinho brasileiro de não ficar fora da festa.
;Ele recebeu uma correspondência de Porto Alegre e fechou uma parceria com um time amador de Porto Alegre chamado Esporte Clube 2014;, revela, em entrevista ao Correio, o presidente da Federação Roraimense de Futebol, Zeca Xaud.
O projeto Esporte Clube 2014 é definido no site www.esporteclube2014.com.br como ;uma associação sem fins lucrativos com a missão de estimular a transformação da realidade de vida e vulnerabilidade social de jovens de periferia por meio da paixão pelo esporte, dando a oportunidade para se tornar um cidadão e, se possível, um jogador profissional. Inclusão social e profissional justa;.
A parceria vai durar três meses. Os jogadores têm média de idade de 20 anos. Mas há um outro detalhe curioso . Carlos Alberto Torres deseja que o Atlético Roraima receba a Portuguesa em Porto Alegre, a 5.423km de sua cidade-sede, Boa Vista. ;O Canarinho, nosso maior estádio, está sucateado, e o Ribeirão, nossa segunda opção, tem capacidade para 1.500 torcedores;, alega Zeca Xaud. ;O jogo contra a Portuguesa tem apelo por causa do Athirson e do Fellype Gabriel;, reforça.
O dirigente encaminhou o pedido de transferência do mando de campo ao diretor do departamento técnico da CBF, Virgílio Elisio. ;A CBF ainda não deu aval, mas não haverá problema;, espera o cartola. A outra opção, mais provável, é o Estádio Vivaldão, em Manaus.
O uniforme do Atlético Roraima foi enviado pelos Correios à diretoria do Atlético Roraima. ;O direito de disputar o torneio é deles. Vamos vestir a camisa sem nenhum problema;, garante o diretor técnico do 2014, Ernesto Guedes ; supervisor do Brasiliense no vice-campeonato da Copa do Brasil, em 2002. ;Quanto ao direito do Atlético Roraima jogar aqui (em Porto Alegre) não vejo problema nenhum. O Luiz Estevão (homem-forte do Brasiliense), por exemplo, cansou de levar jogos do Flamengo e do Botafogo para Taguatinga;, alega.
Show de calouros
O torneio de clubes mais democrático do país é como um coração de mãe: sempre cabe mais um. A Copa do Brasil é um retrato fiel da grande família criada em 1989. Dos 64 participantes; eram 32 na edição inaugural ; 18 disputarão o torneio pela primeira vez. Um deles é do Distrito Federal.
Vice-campeão candango, o Brasília será o 11; participante da cidade. A estreia colorada será contra o Sport, campeão do torneio em 2008, em 24 de fevereiro, no Bezerrão. Vice em 2002, o Brasiliense participará do torneio pela oitava vez ; três a menos que o recordista Gama. O adversário do Jacaré será a Chapecoense-SC. O primeiro duelo no Estádio Índio Condá, também no dia 24, e a volta, no Serejão.
A projeção da tabela traz uma curiosidade para os candangos. Em caso de sobrevivência nas duas primeiras etapas, ambos podem encontrar-se nas oitavas. Além de eliminar a Chapecoense, o Brasiliense terá de despachar o Atlético-MG, de Vanderlei Luxemburgo, ou o Juventus-AC. O Brasília precisará superar o Sport e mais à frente detonar Paraná ou Cerâmica-RS, outro debutante no torneio.
Entre os favoritos, Vasco, Botafogo, Atlético-MG, Palmeiras e Grêmio estreiam hoje no torneio que terá como atrações uma legião de craques como Robinho, Neymar, Ganso, Philippe Coutinho, Diego Tardelli, Fred, Diego Souza...
Sala de troféus
Ano - Campeão
2009 - Corinthians
2008 - Sport
2007 - Fluminense
2006 - Flamengo
2005 - Paulista
2004 - Santo André
2003 - Cruzeiro
2002 - Corinthians
2001 - Grêmio
2000 - Cruzeiro
1999 - Juventude
1998 - Palmeiras
1997 - Grêmio
1996 - Cruzeiro
1995 - Corinthians
1994 - Grêmio
1993 - Cruzeiro
1992 - Internacional
1991 - Criciúma
1990 - Flamengo
1989 - Grêmio