postado em 10/02/2010 21:56
O Araguaia chegou a sonhar com o por do Sol do Guaíba. O sonho de entrar no Estádio Olímpico estava prestes a se realizar. O cobiçado bicho estava próximo. Porém, Borges evitou o confronto de volta pela primeira fase da Copa do Brasil. Aos 40 minutos do segundo tempo, o centroavante do Grêmio marcou o terceiro na vitória tricolor por 3 x 1, em Rondonópolis. O resultado elimina a necessidade de ocorrer o jogo de volta.Porém, Borges, autor de dois gols, não foi o único responsável pela classificação antecipada. O outro nome da noite foi Victor. O goleiro salvou, pelo menos, cinco chances claras do Araguaia, colaborando de maneira decisiva para o avanço de etapa.
Em um primeiro tempo em que a defesa voltou a mostrar buracos gigantescos, a Pantera do Vale saiu na frente com Gledson. Logo depois, Borges empatou. No segundo tempo, Fábio Rochemback e Borges marcaram, dando uma classificação mais suada do que se esperava.
O Grêmio enfrentará na próxima fase quem passar de Votoraty, de São Paulo, e Treze, da Paraíba. No primeiro jogo, os paulistas golearam em casa por 4 x 0.
O jogo
Na saída de bola o Grêmio trocou passes por um minuto ininterruptamente. Quem pensou que seria o prenuncio de um domínio avassalador cometeu um erro monumental. O time de Silas tinha a iniciativa. Nada além disso. Faltava penetração. Faltavam lances individuais. Faltava uma mecânica de jogo mais sólida.
O chuvoso fim de tarde em Rondonópolis não viu um jogo de um lado só. O Araguaia esperava o Grêmio em seu campo. Estava procurando um erro para encaixar um contra-ataque para fazer o crime. Com metade do campo super-povoado, o Grêmio mostrou a carência de um driblador para invadir a área do adversário para deixar o oponente em desvantagem.
Quando teve a vitória pessoal, através da força de Mário Fernandes, a primeira chance surgiu. Em um rápido avanço pela direita, o lateral bateu para defesa em dois tempos do goleiro Flávio Mendes. Douglas ainda tentou um chute de fora da área, sem sucesso, aos 17 minutos. A força ofensiva gremista desapareceu por mais 21 minutos, quando Borges marcou o primeiro gol da equipe. Só que até isso ocorrer, Victor mostrou porque é cotado para ir à Copa.
A defesa gremista parecia um queijo suíço repleta de buracos. Gledson entrou livre pela esquerda e parou no camisa 1 tricolor, aos 24 minutos. Instantes depois, o goleiro salvou cabeçada contra o próprio gol de Fábio Rochemback, que iria no ângulo. Depois a Pantera do Vale passou a atacar pelo outro lado. Primeiro Wellington Silva. O avante viu Victor salvar outra vez.
Porém, aos 36 minutos, Gledson não desperdiçou belo passe de Wellington, colocando o Araguaia na frente. A reação gremista foi instantânea. Cento e vinte segundo depois, Borges tocou para o gol após ajeitada de cabeça de Maylson.
No intervalo, Silas trocou o jovem Saimon para o ingresso de Joílson. A troca não modificou o esburacado setor ofensivo. A defesa sofreu gol em todos os jogos do ano. Aos 8 minutos, a bola atravessou duas vezes a área gremista, ela parou do pé de Gledson. A salvação, outra vez, foi Victor.
Se atrás a rotina prosseguia, na frente, a equipe estava mais incisiva. Logo após o início da segunda etapa, Mayson tinha obrigado o goleiro a salvar em chute de média distância. Se a penetração ainda era artigo ausente, a virada apareceu em um chute da linha da meia lua. Foi com Fábio Rochemback, em um arremate combinando força e precisão.
Nem mesmo um gramado esburacado poderia servir como desculpa para a fraca atuação. O gramado do Luthero Lopes apresentava boas condições. Pressão da torcida também não serviu como justificativa. O Araguaia optou por atuar a 200 Km de sua sede. Dos cerca de 4 mil presentes, cerca de 550 torciam para os mandantes.
Tentando evitar o jogo de volta, o Grêmio tinha vontade. Só vontade. A Pantera do Vale seguia levando mais perigo. Se Victor não fosse selecionável, o placar seria outro. O goleiro precisou salvar o Tricolor em mais três oportunidades.
A diferença do confronto foi a qualidade na finalização. Pois Borges, no seu único arremate na segunda etapa, colocou o Grêmio na segunda fase da Copa do Brasil. O atacante, dono de 50% dos gols do Grêmio na temporada, recebeu passe de Mithyuê, ganhou no corpo do zagueiro e tocou para o gol, aos 40 minutos. No sufoco, na força, nos gols de Borges, o Grêmio avançou de etapa.
FICHA TÉCNICA - ARAGUAIA 1 X 3 GRÊMIO
Local: Luthero Lopes, em Rondonópolis (MT)
Data: 10 de fevereiro de 2009, quarta-feira
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva e Christian Passos Sorence
Cartões amarelos: Pedro (Araguaia); Saimons, Joílson, Borges e Fábio Rochemback (Grêmio)
Cartões vermelhos: Verona e Wellington Silva (Araguaia)
GOLS: ARAGUAIA: Gledson, aos 36 minutos do primeiro tempo;
GRÊMIO: Borges, aos 38 minutos do primeiro tempo e aos 40 minutos do segundo tempo; e Fábio Rochemback, aos 12 minutos do segundo tempo
ARAGUAIA: Flávio Mendes, Pedro (Fernandes), Alisson, Junior Pereira e Marcelo Maciel; Vitoriano, Pedrinho, Verona e Diniz (Maurício); Gledson (Floriano) e Wellington Silva
Técnico: Pedro Mendes
GRÊMIO: Victor; Mário Fernandes, Saímon (Joílson), Rafael Marques e Lúcio (Fábio Santos); Ferdinando, Fábio Rochemback, Maylson e Douglas; Borges e Jonas (Mithyuê)
Técnico: Silas