postado em 11/02/2010 00:03
Com um time formado por reservas, o Vasco venceu por 2 x 1 o Sousa, de virada, na Paraíba, mas terá que fazer o jogo de volta em São Januário, pela Copa do Brasil. Sofrendo muito com a falta de entrosamento, o time cruzmaltino sofreu um gol na etapa inicial, de Manu, mas chegou à igualdade com o goleiro Tiago, de pênalti. O gol da virada veio nos descontos, com Élton.
A partida de volta será no próximo de 24 de fevereiro, no Rio de Janeiro, e os cariocas podem perder por 1 x 0 que ainda assim avançam para a segunda fase da competição.
A partida começou com as duas equipes buscando o ataque. O Vasco tentou marcar primeiro, com Èlton, mas foi parado pela defesa do Sousa. Os donos da casa também tentaram o gol e pararam na zaga cruzmaltina. A primeira boa chance de gol foi dos visitantes aos oito minutos, quando Magno cobrou falta na área, Élton escorou e a zaga tirou antes de Gustavo cabecear para a rede.
No entanto, quem abriu o placar foi o Sousa, aos 13 minutos. Paulinho errou na saída de bola e proporcionou o contra-ataque feito por Ribinha, que entrou na área e dividiu com Tiago. A bola sobrou para Manu, que só teve o trabalho de tocar para a rede.
O gol acordou de vez o Vasco, que teve duas chances de empatar. Aos 16 minutos, após cobrança de falta, Rafael Coelho cabeceou e a bola passou rente a trave de Ricardo. No minuto seguinte, os cruzmaltinos tiveram um contra-ataque. Élton foi lançado e chutou cruzado, mas em cima do goleiro paraibano.
A partir dai, o Vasco permaneceu buscando o empate, mas parava nas próprias falhas. Tanto que o time carioca só voltou a levar perigo aos 29 minutos, quando Jumar cruzou e o volante Mir tentou tirar o perigo. No entanto, a bola raspou em sua cabeça e foi no ângulo de Ricardo, que precisou se esticar e colocou para escanteio.
Os cruzmaltinos tiveram outra boa chance aos 34 minutos. Após boa triangulação entre Robinho, Magno e Élton, o atacante recebeu dentro da área e chutou, mas a bola passou à esquerda do gol de Ricardo.
A partida seguiu da mesma maneira até aos 43 minutos, quando o Sousa voltou a chutar ao gol de Tiago. Após cobrança rápida de falta, Ribinha arriscou de fora da área, mas a bola passou à esquerda do goleiro vascaíno. No entanto, o Sousa conseguiu ir para o intervalo com a vantagem no placar.
O segundo tempo começou da mesma maneira de grande parte da etapa inicial, com o Vasco buscando o gol. A primeira boa chance aconteceu logo aos dois minutos. Robinho cobrou escanteio, Gustavo cabeceou e Thiago Martinelli não conseguiu chegar para escorar para dentro. A bola acabou indo para fora. A resposta do Sousa veio dois minutos depois. Michel fez boa jogada pela direita e cruzou para Manu. No entanto, o atacante paraibano chutou errado e a bola foi para a linha de fundo, sem perigo para Tiago.
Afoito, o Vasco deixava espaços para os contra-ataques do Sousa. Aos oito minutos, Ribinha recebeu lançamento e o zagueiro Dedé, ao tentar tirar a bola do paraibano, quase colocou para dentro. O goleiro Tiago estava vendido no lance e viu a bola indo para a linha de fundo.
Mesmo sem fazer grande partida, o Vasco chegou ao empate aos 15 minutos quando Robinho sofreu pênalti de Mir, que o puxou dentro da área. O goleiro Tiago foi para a cobrança e, com paradinha, bateu com categoria. Já o goleiro Ricardo nem se mexeu.
Após o gol, a partida diminuiu de ritmo, mas com o Vasco buscando o segundo gol. Aos 25 minutos, depois de uma cobrança de falta, Élton cabeceou, mas Ricardo estava bem posicionado e fez a defesa. No minuto seguinte, Ribinha fez grande jogada individual e ficou de frente para Tiago. No entanto, o atacante paraibano chutou em cima do goleiro vascaíno e desperdiçou a chance de recolocar o Sousa em vantagem.
A situação do Vasco ficou mais delicada aos 35 minutos quando Jumar cometeu falta na entrada da área e como já tinha cartão amarelo acabou recebendo a segunda advertência e o vermelho. Só que dois minutos depois, os cruzmaltinos quase desempataram com Rodrigo Pimpão. O atacante deu um peixinho após cruzamento pela direita e a bola bateu na rede pelo lado de fora. Muitos torcedores do lado oposto ao lance gritaram gol.
Nos minutos finais, os visitantes foram em busca da vitória. Aos 43 minutos, Rodrigo Pimpão ganhou disputa na área e a bola sobrou para Élton. O atacante vascaíno chutou para gol, mas em cima de Ricardo. No entanto, aos 48, Geovane Maranhão fez grande jogada individual pela direita e cruzou rasteiro. A bola novamente sobrou para Élton, mas desta vez o atacante acertou o gol para virar e dar números finais a partida.