Superesportes

Em Santarém, Botafogo perde a primeira com Joel Santana

postado em 11/02/2010 00:08
O Botafogo não foi feliz na sua estreia na Copa do Brasil. O Alvinegro carioca foi derrotado pelo São Raimundo-PA por 1 x 0, em partida disputada na noite desta quarta-feira no Colosso de Tapajós, em Santarém. Foi também a primeira derrota sofrida pelo técnico Joel Santana desde que assumiu a direção da equipe de General Severiano.

Para passar à próxima fase e enfrentar o vencedor de América de Natal x Santa Cruz, o Botafogo vai precisar vencer a equipe paraense por dois de diferença na partida de volta marcada para o dia 24 no Engenhão.
El Loco Abreu (c) pouco fez durante a partida do Botafogo
O resultado castigou os erros cometidos pela equipe do Botafogo que entrou com o time titular com o objetivo de liquidar a fatura logo na primeira partida, mas que acabou surpreendido pela maior disposição do adversário e não teve mais forças para retomar o controle da partida depois que o São Raimundo marcou seu gol.

O Jogo

O Botafogo começou no ataque e logo aos três minutos, Loco Abreu mostrou seu cartão de visitas à defesa paraense, cabeceando por cima do gol de Labilá depois de cobrança de escanteio. A resposta do São Raimundo veio logo aos seis minutos em chute de Leandrinho que quase surpreende o goleiro Jéfferson.

O time da casa se animou e quase abriu o marcador aos 13 minutos quando Filho arriscou de fora e a bola acabou sobrando para Del, que inteiramente livre, desperdiçou a oportunidade. O São Raimundo seguiu pressionando e, aos 16 minutos, Alessandro salvou em cima da linha. Dois minutos depois, o argentino Herrera foi agarrado na área mas o árbitro mandou o jogo seguir.

Depois de tomar dois sustos, o Botafogo assumiu o controle da partida, passou a pressionar a defesa paraense e quase marcou aos 29 em chute de Marcelo Cordeiro que explodiu na trave. Aos 38, foi a vez de Loco Abreu, de virada, quase surpreender o goleiro do São Raimundo. No último lance da primeira etapa, Abreu recebeu bom passe de Herrera, mas chutou para fora desperdiçando uma chance valiosa de marcar o primeiro gol do alvinegro carioca.

O Botafogo voltou com o volante Somália no lugar do meia Eduardo e começou a segunda etapa pressionando em busca do seu primeiro gol. Aos cinco minutos, o goleiro Labilá fez outra boa defesa em conclusão de cabeça de Loco Abreu. Porém, o ritmo da partida diminuiu bastante com os dois times mais preocupados em segurar a bola do que se arriscar em busca do primeiro gol.

Só aos 15 minutos é que a torcida voltou a vibrar com ótima jogada de Herrera, que obrigou Labilá a praticar grande defesa. Aos 23, Fahel, que vinha disputando uma partida muito irregular, falhou ao tentar cortar um cruzamento. Resultado: Branco meteu a cabeça e abriu o marcador: 1 x 0.

Logo depois, o técnico Joel Santana tirou Fahel e colocou o atacante Caio para tentar buscar o gol do empate, mas quem esteve mais perto do segundo gol foi o time da casa em arrancada de Maurício Oliveira que só parou nas mãos de Jéfferson.

Depois de sofrer o gol o Botafogo não conseguiu mais se encontrar e o São Raimundo passou a administrar a vantagem enquanto sua torcida gritava olé. Aos 44 minutos, Jéfferson evitou que o Botafogo sofresse o segundo gol e, na sequência, Marcelo Cordeiro teve a chance do empate, mas o goleiro Labilá fez ótima defesa e garantiu a vitória da sua equipe.

FICHA TÉCNICA - SÃO RAIMUNDO-PA 1 x 0 BOTAFOGO

Local: Estádio Colosso dos Tapajós, em Santarém (PA)
Data: 10 de fevereiro de 2010, quarta-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Marrubson Freitas (DF) e Luciano de Sousa (DF)
Cartão Amarelo: Evair (São Raimundo); Herrera, Antonio Carlos e Fábio Ferreira (Botafogo)
Gols: SÃO RAIMUNDO: Branco, aos 23 minutos do segundo tempo

SÃO RAIMUNDO: Labilá, Leandrinho ( Ceará), Ivair, Filho e João Pedro; Calisto, Marcelo Pitbul, Beto e Michel; Hallace (Mauricio Oliveira) e Del (Branco)
Técnico: Flávio Barros

BOTAFOGO: Jéfferson, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Fahel (Caio); Alessandro (Wellington Júnior), Leandro Guerreiro, Eduardo (Somália), Lucio Flavio e Marcelo Cordeiro; Herrera e Loco Abreu
Técnico: Joel Santana.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação