Superesportes

Cerro e Independiente empatam na estreia. Estudiantes goleia.

postado em 11/02/2010 23:20
Futuros adversários do Corinthians no grupo 1 da Libertadores da América, Cerro Porteño, do Paraguai, e Independiente Medellín, da Colômbia, ficaram no empate por 1 x 1 na noite desta quinta-feira, no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, capital paraguaia. O resultado beneficia o Timão que, caso vença o Racing no próximo dia 24, no Pacaembu, se tornará líder da chave.

Em Buenos Aires, o Estudiantes, atual campeão da competição continental, provou que continua forte e que briga pelo bicampeonato ao golear os peruanos do Juan Aurich por 5 x 1, com três gols de Mauro Boselli.

O jogo
Os paraguaios começaram fazendo valer o fator casa. Apesar de não poder mandar seus jogos no Estádio General Pablo Rojas, por conta de uma punição da Conmebol, devido à briga com jogadores do Fluminense na Copa Sul-americana do ano passado, o Cerro se adaptou bem ao Defensores del Chaco, considerado a casa da seleção paraguaia.

Aos quatro minutos, o meia ;El Tigre; Ramírez, ex-Flamengo, fez bela jogada pela direita e cruzou para Zeballos cabecear no canto esquerdo do experiente goleiro Aldo Bobadilla, que se esticou todo e fez belíssima defesa, evitando que o placar fosse inaugurado. Os donos da casa criavam um número muito superior de chances. Entretanto, em falha de posicionamento zaga, Gimenez lançou para Pardo que, cara a cara com Barreto, não desperdiçou, colocando o Independiente em vantagem.

Apesar de ter mais volume de jogo, o Cerro Porteño errava muitos passes, facilitando a situação para o time de Medellín que, acuado em seu campo de defesa, tentava ampliar o placar em contra-ataques rápidos, trabalhando a bola com qualidade e calma, sob o comando do meio-campista colombiano Tresser Moreno. Ironicamente, Bobadilla, ídolo do Cerro (jogou no time paraguaio entre 1998 e 2004) salvou os visitantes em pelo menos mais duas oportunidades no primeiro tempo.

Com menos de um minuto de partida, Pardo perdeu chance muito clara de ampliar o placar para o Independiente. Lançado pela direita, ele apareceu às costas da zaga adversária e, na saída de Barreto, chutou na rede pelo lado de fora. Aos quatro, Zeballos respondeu para os donos da casa. Recebendo passe de Ramírez, ele fintou a zaga e bateu, para mais uma boa defesa de Bobadilla.

Aos 11, Ramírez avançou pela esquerda e fez cruzamento para o meio da área colombiana. Zeballos tentou cabecear, mas apenas atrapalhou a reação de Bobadilla, que saltou, mas não alcançou, permitindo o empate do Cerro. Com o gol de empate, a partida tornou-se mais equilibrada: com número de chances semelhantes para os dois lados, a igualdade permaneceu até o apito final do juiz.

Atuais campeões começam bem

O Estudiantes de La Plata, atual detentor do título da Libertadores da América, estreou com goleada na edição deste ano da competição, pelo grupo 3: 5 a 1 sobre o Juan Aurich, do Peru, no Estádio Centenario Dr. José Luis Meiszner, na província de Quilmes, em Buenos Aires.

Os donos da casa começaram melhor a partida. Logo aos cinco minutos, Sosa foi empurrado dentro da área e o árbitro brasileiro Sálvio Spínola Fagundes Filho assinalou pênalti. Mauro Boselli cobrou no ângulo esquerdo, sem chances para o goleiro Morales, que escolheu o canto certo, mas não alcançou a bola. A pressão era exclusivamente dos argentinos, que levavam perigo, mas pecavam na pontaria.

Aos 34 minutos, em uma das poucas oportunidades dos visitantes, Ricardo Ciciliano avançou pela direita e cruzou rasteiro para Tejada, dentro da pequena área, empurrar para as redes e empatar a partida. O gol, entretanto, não abalou os argentinos. Sob o comando de ;La Brujita; Verón, os atuais campeões da Libertadores aproveitaram confusão na área do Juan Aurich para marcar seu segundo gol, aos 43. Cellay bateu para o meio da área e Germán Ré completou de cabeça, colocando o Estudiantes novamente em vantagem.

Na segunda etapa, brilhou a estrela do atacante Mauro Boselli: ele marcou duas vezes, primeiro aos 15 minutos, depois aos 27, garantindo não só a vitória, como uma goleada para os vice-campeões mundiais na estreia da Libertadores. González ainda teve tempo para marcar o quinto dos argentinos, em falha da zaga peruana, no final.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação