postado em 12/02/2010 23:12
Não é Gre-Nal. Mas se projeta um confronto interessante entre dois clubes de Porto Alegre, neste sábado. O Grêmio receberá o São José, tradicional time da Zona Norte da Capital, no Olímpico. Para os dois clubes a partida das 16 horas coloca em jogo a perspectiva de benefícios em uma semifinal, pois ambos estão garantidos nas quartas de final.Para a penúltima fase do turno, o mando será decidido contando os pontos da fase de grupos mais o resultado das quartas. Apesar de ter o primeiro lugar da Chave 1 garantido, o Tricolor possui a quinta melhor campanha da competição, por isso vencer na última rodada da primeira fase é importante.
O Zequinha, empatado em pontos com o Inter no Grupo 2, pensa em ser líder e dono da melhor campanha da primeira parte do torneio. Porém, uma derrota, pode levar o time para a terceira posição, perdendo o mando de campo na próxima etapa.
A necessidade de pontuar para aspirar atuar em casa na semifinal, levou o Grêmio a modificar a estratégia. A intenção era poupar alguns jogadores que venceram o Araguaia, na quarta. Porém, o time deverá ter força máxima.
"Estou bem, estou preparado. Graças a Deus tivemos tempo para descansar. Dormimos bem, nos alimentamos bem, fizemos uma viagem tranquila", comentou o zagueiro Rafael Marques.
É no seu setor que moram as principais preocupações de Silas. A defesa tem cedido espaço para os adversários e os gols são sofridos em todos os jogos. Seja com dois ou três zagueiros, a defesa não mostra consistência. A zaga terá o retorno de Maurício, que estava suspenso na Copa do Brasil.
O treinador terá a volta de Hugo e Adilson no meio-campo. Porém, eles não possuem titularidade garantida, já que Fábio Rochemback e Douglas estão agradando o treinador.
Quem está com os olhos brilhando para duelar com o Grêmio é Argel. Ex-zagueiro, o treinador foi formado nas categorias de base do Inter, sempre viu o Tricolor como um adversário especial.
Seu trabalho é considerado pelos jogadores do São José o principal fator para a campanha de seis vitórias e um empate.
"O Argel sabe motivar o jogador. Ele sabe o que o atleta quer, nos diz que só devemos nos preocupar em jogar futebol, o resto é com a comissão técnica e direção", comentou o lateral Carmona.
FICHA TÉCNICA:
GRÊMIO x SÃO JOSÉ
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data: 13 de fevereiro de 2009, sábado
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Carlos Eugênio Simon
Assistentes: Edemar Palmeira e Jorge Luiz da Silva
GRÊMIO: Victor; Mário Fernandes, Rafael Marques, Maurício e Lúcio; Ferdinando, Fábio Rochemback (Adilson), Maylson e Douglas (Hugo); Borges e Jonas
Técnico: Silas
SÃO JOSÉ: Rafael, Tairone, Alexandre, Gustavo e Juca; Jonas, Bea, Pedro Carmona e Guilherme; Jefferson e Rangel
Técnico: Argel