Superesportes

Dunga anuncia despedida da Seleção

Técnico acompanha o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro e garante que deixa o comando do time verde e amarelo logo após a Copa do Mundo na África do Sul

postado em 16/02/2010 08:45
Mesmo se conquistar o hexacampeonato, Dunga se despede da Seleção Brasileira após a Copa do Mundo. O treinador garantiu, no último domingo, que não permanece no comando da equipe após o Mundial da África do Sul. Acompanhado da esposa Vanda e dos dois filhos, Gabriela e Bruno, ele assistiu pela primeira vez aos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro. E garantiu que estabeleceu um prazo para ficar na Seleção ao ser questionado sobre o futuro.

;O meu plano com a Seleção Brasileira sempre foi de quatro anos. Com qualquer resultado, a minha ideia é essa. Não sei o que vou fazer depois da Copa do Mundo, se vou seguir a carreira ou não, mas meu acordo com o presidente (da CBF, Ricardo Teixeira) foi esse;, revelou Dunga.

O treinador voltou a dizer que considera normais as cobranças pela convocação de um ou outro jogador, como Ronaldo ou Ronaldinho Gaúcho. Mas mostrou-se firme na decisão de não ceder ao apelo popular.

;Isso não é algo novo. Pediram o Romário para o Parreira, para o Zagallo e para o Felipão. Isso acontece sempre antes da Copa do Mundo. O torcedor é muito apaixonado pelo seu clube e é natural pedir pelo jogador que atua lá;, explicou Dunga, que não se preocupa com o mau momento de vários jogadores da Seleção Brasileira no futebol europeu.

;Sabia que isso iria acontecer há oito meses. Vários jogadores brigaram com seus clubes para defender a Seleção. Então quando eles voltaram acabaram sendo colocados na reserva. Eles mostraram vontade de jogar na Seleção e estão sendo premiados agora;, afirmou o treinador.

Dunga voltará a comandar a Seleção Brasileira no amistoso contra a Irlanda, no Emirates Stadium, na Inglaterra, no próximo dia 2 de março.


ROBINHO DEFENDE RONALDINHO
Robinho também esteve presente na Sapucaí na noite de domingo. O atacante apresentou a nova camisa azul da Seleção Brasileira, que vai ser usada na Copa do Mundo da África do Sul. De quebra, o jogador do Santos comentou o atual momento de Ronaldinho Gaúcho, ausente da lista de convocados por Dunga para o amistoso contra a Irlanda. ;Adoro o Ronaldinho Gaúcho, ele é nosso irmão, mas quem decide é o Dunga. Se ele não for para a Copa, o grupo vai estar fechado assim mesmo;, disse o jogador.


FENÔMENO AINDA ACREDITA
Assim como Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo não perdeu as esperanças. O Fenômeno ainda acredita ter chances de disputar a Copa. O atacante do Corinthians também acompanhou o desfile das escolas de samba no Rio e repetiu que seu desejo é estar na África do Sul com a Seleção em junho. ;Continuo sonhando com a Copa do Mundo;, afirmou Ronaldo.

"O meu plano com a Seleção Brasileira sempre foi de quatro anos. Com qualquer resultado, a minha ideia é essa. Não sei o que vou fazer depois da Copa do Mundo, se vou seguir a carreira ou não"
Dunga, técnico da Seleção Brasileira


O número
36 - Número de vitórias de Dunga à frente da Seleção Brasileira


Saiba mais

Retrospecto favorável
Dunga estreou como técnico da Seleção Brasileira em 16 de agosto de 2006, em um amistoso contra a Noruega (1 x 1), em Oslo. De lá para cá já são 52 jogos, com 36 vitórias, 11 empates e apenas cinco derrotas. Com ele como treinador, o time marcou 107 gols e sofreu 37.


Quem é ele

Nome: Carlos Caetano Bledorn Verri
Nascimento: 31/10/1963, em Ijuí (RS)
Times como jogador: Internacional, Corinthians, Santos, Vasco, Pisa (ITA), Fiorentina (ITA), Pescara (ITA), Stuttgart (ALE) e Júbilo Iwata (JAP)
Como treinador: Seleção Brasileira
Títulos como jogador: campeão Sul-Americano Sub-20 (1983), campeão do Mundial Sub-20 (1983), do Pré-Olímpico (1984), da Copa América (1989 e 1997), campeão Mundial (1994), da Copa das Confederações (1997), campeão gaúcho (1982 e 1983), carioca (1987) e japonês (1997 e 1998)
Títulos como treinador: campeão da Copa América (2007), da Copa das Confederações (2009) e medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim (2009)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação