postado em 17/02/2010 10:14
Vítima de insucessos recentes contra times ingleses na Copa dos Campeões, o Porto tenta superar seu trauma nesta quarta-feira enfrentando um Arsenal recheado de desfalques, às 17h45 (de Brasília), no Estádio do Dragão. Para ganhar a vantagem na primeira partida das oitavas de final, a equipe portuguesa confia no retorno do ;Incrível Hulk; aos gramados, recuperado de lesão.Givanildo ;Hulk; está há quase dois meses sem poder atuar, suspenso por ter brigado no caminho para os vestiários do Estádio da Luz, após clássico com o Benfica. A punição só vale para competições portuguesas e, assim, a esperança do time português é que ele volte a brilhar e mostrar sua força para derrotar os Gunners em casa.
"Hulk, fisicamente, está bem. Tem treinado muito, está cumprindo um treino mais específico para determinados espaços mais fundamentais. Falta-lhe competição, é natural. É um jogador que se apresenta com grande vontade, está com vontade de jogar, mas tem menos ritmo competitivo que os seus colegas", analisou o técnico Jesualdo Ferreira, confiante com a participação do brasileiro.
O recente histórico português contra os ingleses não é favorável. O Porto foi eliminado nas quartas de final da última edição da Champions pelo Manchester United, enquanto este ano já foi derrotado pelo Chelsea na fase de grupos. Por outro lado, fica a lembrança do último confronto com o Arsenal, na fase de grupos em 2009, quando venceu por 2 x 0.
"Temos de ter em atenção todo o time do Arsenal. Sabemos que é uma equipe muito bem organizada, estruturada, com jogadores de classe mundial. Têm pontos fortes em todos os setores, mas sabemos que o Fabregas é um jogador muito importante, com grande qualidade", avisou o zagueiro Bruno Alves, ciente das dificuldades da partida dentro de casa.
Assim como o Porto, o Arsenal ocupa a terceira colocação do campeonato nacional e pretende conseguir a classificação para embalar na temporada e mostrar a força de seu elenco à torcida. As dificuldades para o confronto no Estádio do Dragão, no entanto, serão grandes, especialmente por conta dos importantes desfalques que o time terá.
O atacante Andrey Arshavin e o volante Alex Song são as mais novas ausências para o técnico Arsene Wenger. Além deles, estão fora do confronto o zagueiro William Gallas, o goleiro Manuel Almunia e atacante Robin Van Persie, o lateral esquerdo Kieran Gibbs e o volante Johan Djourou. O brasileiro Eduardo da Silva é dúvida e depende de avaliação para ser confirmado.
"Nós queríamos que esses jogadores atuassem, mas acredito que é parte desta competição focar nos atletas que vão jogar, não naqueles que não vão", disse o treinador, confiante apesar dos problemas: "A questão é: nós podemos conseguir um bom resultado, mesmo com todos os jogadores que não vão a Portugal? Estou convencido que sim. Vamos focar naqueles que vão jogar", complementou.
FICHA TÉCNICA
PORTO x ARSENAL
Local: Estádio do Dragão, em Lisboa ( Portugal)
Data: 17 de fevereiro de 2010, quarta-feira
Horário: 17h45 (de Brasília)
Árbitro: Martin Hansson (Suécia)
Assistentes: Henrik Andren e Stefan Wiitberg (ambos da Suécia)
PORTO: Hélton; Fucile, Bruno Alves, Rolando e Álvaro Pereira; Belluschi, Fernando e Raul Meireles; Hulk, Falcao e Mariano
Técnico: Jesualdo Ferreira
ARSENAL: Almunia; Sagna, Gallas, Vermaelen e Clichy; Fábregas, Denilson e Diaby; Nasri, Bendtner e Rosicky.
Técnico: Arsene Wenger