Superesportes

Amauri faz dois gols, Juventus bate Ajax e se aproxima das oitavas

postado em 18/02/2010 18:36
Eliminada na Liga dos Campeões, a Juventus estreou na Liga Europa apresentando um futebol totalmente diferente ao apresentado na fracassada campanha na fase de grupos da maior competição do Velho Continente. Nesta quinta-feira, a equipe italiana derrotou o Ajax, da Holanda, pelo placar de 2 x 1 e se aproximou das oitavas de final do torneio. O destaque do confronto acabou sendo o atacante brasileiro Amauri, autor dos dois tentos da Vecchia Signora

A vantagem adquirida pelo alvinegro permite a Juventus perder o confronto em Turim, que será realizado na próxima quinta-feira, pelo placar de 1 x 0 e, mesmo assim, se classificar entre os 16 melhores times da Liga Europa desta temporada. Em contrapartida, o Ajax necessita de uma vitória de dois ou mais gols de diferença para reverter o placar aplicado pelos italianos dentro de Amsterdam.

Antes de retomarem suas atenções à Liga Europa, Juventus e Ajax tentarão embalar em seus campeonatos nacionais. No domingo, a Velha Senhora encara o Bologna, fora de casa, em busca do segundo triunfo consecutivo na competição. Por sua vez, o time holandês recebe o Vitesse.

Necessitando da vitória para abrir vantagem no confronto, especialmente por atuar dentro de casa, o Ajax começou melhor a partida e abriu o placar logo aos 16 minutos. Em um contra-ataque, Suarez deixou a bola com Sulejmani, que passou com facilidade por Legrottaglie e finalizou com força para superar Buffon.

Embora tenha iniciado melhor o duelo, o Ajax vacilou na marcação de um dos principais jogadores da história bianconera: Alessandro Del Piero. E o descuido dos donos da casa custou caro logo aos 31 minutos da primeira etapa. O camisa 10 da Juve aplicou uma caneta em um zagueiro rival e tocou de calcanhar com muita categoria para De Ceglie, que cruzou na medida para Amauri estufar as redes de cabeça.

O tento que decretou a igualdade embalou a Juventus dentro do gramado da Amsterdam Arena, especialmente Del Piero, que seguia tendo grande liberdade no setor ofensivo. Aos 11 minutos, o capitão visitante levou para a ponta esquerda e cruzou para o meio da área. Bem posicionado mais uma vez, o brasileiro Amauri subiu mais alto que a zaga rival para decretar a virada para os italianos.

Belgas vencem e largam na frente

Em mais duas partidas realizadas na tarde desta quinta-feira, horário de Brasília, a Bélgica comemorou em dobro. Contando com o apoio dos torcedores, Standard de Liege e Club Brugge derrotaram Red Bull Salzburg e Valencia, respectivamente, e largaram à frente na briga por um lugar nas oitavas de final da Liga Europa.

Uma das principais forças da competição, o Valencia desembarcou nos Países Baixos e acabou derrotado por 1 x 0. Kouemaha , aos 11 minutos do segundo tempo, sacramentou a vitória do Club Brugge sobre a equipe do atacante da seleção espanhola David Villa.

Em Liege, o Standard passou pelo Red Bull Salzburg pelo placar de 3 x 2, e poderá atuar pelo empate na próxima semana. Witsel (duas vezes) e o brasileiro naturalizado belga Igor de Camargo assinalaram os gols dos mandantes. Por outro lado, Janko marcou ambos os tentos da equipe austríaca.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação