Paulo Galvão
postado em 20/02/2010 09:30
Belo Horizonte ; No mesmo dia em que os campeões do carnaval deste ano voltam à avenida para comemorar, Atlético e Cruzeiro botam o bloco no gramado do Mineirão, a partir das 17h, para mostrar quem está mais bem preparado para ficar com o título mineiro de 2010. Maiores ganhadores da competição, com 39 e 35 títulos, respectivamente, os tradicionais rivais sabem que o resultado de hoje vale mais pelo aspecto psicológico e pela tradição do que para a classificação ; pela atual fórmula, oito dos 12 participantes da primeira fase vão às quartas de final e ambos certamente estarão lá.Para sair vencedor, cada lado se preparou com a seriedade digna da quaresma. A aposta é em quem está acostumado a envergar faixa de campeão e a encarar características peculiares dos grandes jogos. No Galo, todos os setores têm atletas assim, a começar pelo gol, no qual Carini conta com dois campeonatos italianos e duas supercopas da Itália. Já os laterais Coelho e Leandro somam dois campeonatos brasileiros, além de estaduais em Minas, São Paulo e Bahia. O zagueiro equatoriano Jairo Campos, por sua vez, ostenta uma Libertadores e uma Mercosul no currículo.
No meio-campo, Ricardinho tem mais títulos do que muitos clubes: cinco estaduais, um Rio-São Paulo, três brasileiros, um Mundial de Clubes e uma Copa do Mundo. No ataque, Diego Tardelli quer somar mais uma conquista aos estaduais de São Paulo e Rio, além de já ter sido campeão brasileiro e da Libertadores (pelo São Paulo) e campeão holandês.
A Raposa não fica atrás. Experiente em clássicos, o goleiro Fábio soma estadual do Rio e Campeonato Brasileiro pelo Vasco, Copa do Brasil (2000 pelo Cruzeiro) e busca o quarto Mineiro ; foi ainda campeão da Copa América pela Seleção. O lateral-direito Jonathan também tem três estaduais nas Alterosas, enquanto o zagueiro Leonardo Silva acumula um estadual na Bahia e outro em Minas.
Como o adversário, os celestes têm na armação um multicampeão: o armador Gilberto conquistou estaduais no Rio, em São Paulo e Minas, um Brasileiro, uma Copa Mercosul e dois títulos com a Seleção: Copa das Confederações e Copa América. Na frente, Kléber e Thiago Ribeiro somam campeonatos Paulista, Mineiro e Brasileiro, e Mundial de Clubes pelo São Paulo.
Vencer o jogão de hoje não é garantia de que será campeão mineiro. Mas certamente vai impulsionar os jogadores vitoriosos a buscar o título com maior intensidade.
Piada contra o Galo
; Como provocação ao Atlético-MG, torcedores do Cruzeiro lançaram a ;Operação Flanelinha; e vão colorir de laranja parte do Mineirão hoje. Nas flanelas, há o desenho de um galo trabalhando como flanelinha e orientando a raposa a estacionar o carro na última vaga do G-4. ;O Cruzeiro às vezes me decepciona... mas o Galo nunca;, diz a frase na ilustração, numa referência ao fato de o Atlético ter ficado boa parte do Brasileiro de 2009 no G-4, mas acabou ficando sem a vaga na Libertadores, enquanto o Cruzeiro garantiu um lugar na competição continental.
Reforço na equipe celeste
; O Cruzeiro anunciou ontem a contratação do atacante Kieza, de 23 anos, que estava no Fluminense. O jogador já está em Belo Horizonte para fazer os exames médicos e, se aprovado, será apresentado na segunda-feira. Vai assinar contrato de quatro anos.