postado em 20/02/2010 14:32
O técnico do Atlético-MG, Wanderley Luxemburgo, fará sua estreia comandando o Galo em um clássico contra o Cruzeiro neste sábado (20/2), às 17h (de Brasília), pela sexta rodada do Campeonato Mineiro. Em 2003, ele disputou o maior duelo em Minas Gerais, mas à frente da Raposa. Experiente, o treinador não escondeu sua ansiedade por presenciar mais um clássico em sua carreira.
"Um clássico mexe com as pessoas. Tem sempre aquele frio na barriga de quem vive uma partida dessa. A semana foi de preparação para um jogo que tem uma importância pela rivalidade. O clássico envolve muita coisa, inclusive a parte psicológica. A derrota traz um pouco de desconforto porque é uma rivalidade muito grande, mas sou bastante acostumado a isso, já disputei muitos clássicos na minha vida profissional, e não será 90 minutos que vai nos desestabilizar. A derrota ou vitória não vai mostrar a linha de conduta que nós estamos fazendo aqui. Ela vai ser seguida independente de ganhar ou perdeu", argumentou.
Luxemburgo testou o time do Atlético em duas formações durante a semana: uma com três e a outra com dois atacantes. Na entrevista desta sexta-feira, o treinador manteve o mistério. "Vou caminhar um pouquinho mais, amanhã a gente decide o que vai fazer. Existem algumas opções além dessas que podem acontecer. Para um clássico você tem que ir trabalhando todas as possibilidades até o último momento. A gente tem que ter clama para definir aquilo que vai fazer, sem pressa", afirmou.
O treinador disse ainda que está atento ao futebol do rival. "Vamos pescando daqui, pescando dali, de repente você encontra a definição do adversário, aquilo que ele vai fazer. Depois você também cria sua estratégia em cima disso. Clássico é definido dessa forma. Você tem que dá uma importância devida ao clássico. Acompanhar toda a linha de raciocínio do adversário, e como eles vão se colocar no jogo", finalizou.