postado em 20/02/2010 16:03
Pela 23ª rodada do Campeonato Alemão, brilhou a estrela do atacante brasileiro (naturalizado alemão) Cacau. O jogador marcou quatro gols na vitória fora de casa do Stuttgart sobre o Colônia por 5 x 1 e ajudou sua equipe a subir para 31 pontos na tabela de classificação, se aproximando um pouco da zona de classificação para competições europeias.
O time do experiente goleiro Lehmann e do meia Hleb saiu na frente aos 13 minutos do primeiro tempo, com Cacau chutando de perna direita após receber passe do lateral esquerdo italiano Cristian Molinaro. Aos 31, o camisa 18 fez o segundo chutando de fora da área. Sete minutos depois, o germano-brasileiro marcou o terceiro tocando na bola de dentro da pequena área.
Ainda no primeiro tempo, aos 44, o jovem lateral direito alemão Christopher Schorch, de 21 anos, descontou para a equipe do zagueiro brasileiro Pedro Geromel e dos meias Petit e Podolski (Maniche não jogou). Mas na segunda etapa o russo Pavel Pogrebnyak fez o quarto e Cacau assinalou mais um, fechando a goleada.
Enquanto isso, o Bayern de Munique assumiu a liderança apesar de só empatar por 1 x 1 contra o vice-lanterna Nürnberg, do zagueiro brasileiro Breno, no EasyCredit-Stadion. Com isto os bávaros subiram para 49 pontos, um a mais que o Bayer, que tem um jogo a menos.
O primeiro gol do jogo saiu aos 38 minutos do primeiro tempo: Ivica Olic passou de calcanhar para Mario Gomez que cruzou para Müller chegar chutando de primeira.
Mas no segundo tempo, o meia turco Ilkay Gündogan, de apenas 19 anos, se aproveitou de bola mal afastada da defesa bávara e empurrou a bola para as redes. Com a igualdade, o time anfitrião se fechou e conseguiu proteger bem o goleiro Raphael Schäfer.
Já o Bayern sofria falta de criatividade. Ribéry não fora relacionado para a partida e Robben foi substituído por Hamit Altintop no intervalo. Com isto, a equipe interrompe uma série de nove vitórias consecutivas, mas segue 16 jogos sem perder pela Bundesliga.
Em casa, o Hamburgo, do meia brasileiro Zé Roberto, jogou contra o Eintracht Frankfurt, do zagueiro Chris (e do meia Caio, ex-Palmeiras, que ficou no banco de reservas), e ficou no 0 a 0, mesmo placar entre Mainz 05 e Bochum.
O Borussia Dortmund atuou no Westfalenstadion e goleou o Hannover 96, do meia brasileiro Élson Falcão, por 4 x 1. O zagueiro sérvio Neven Subotic marcou para o BVB no primeiro tempo. Na segunda etapa, o time amarelo fez o segundo, com o defensor Eggimann, contra. O paraguaio Nelson Valdez fez o terceiro, Arouna Koné descontou para os visitantes, mas o meia Kevin Grosskreutz fez o terceiro e fechou o placar.