postado em 23/02/2010 08:35
O diretor do Universo, Jorge Bastos, teve um início de semana nervoso. Afinal, o que deveria ter sido um domingo de festa se tornou uma dor de cabeça para o dirigente do líder isolado do Novo Basquete Brasil (NBB).
Bastos tratou de negar ontem, categoricamente, que a base da equipe que dirige, treinada pelo técnico Lula Ferreira, irá se transferir, ao fim do NBB, para a cidade de Uberlândia, como veiculou nesta segunda-feira a imprensa paulista. Durante o Jogo das Estrelas, disputado no domingo, em Uberlândia, o senador Wellington Salgado, do PMDB-MG, dono da Universidade Salgado de Oliveira (Universo) e, portanto, dono do time da capital, anunciou que reativaria a equipe Unitri (Centro Universitário do Triângulo Mineiro), de Uberlândia, claramente uma maneira de angariar votos em Minas Gerais, onde irá se candidatar a deputado federal.
Segundo o jornal Estado de S. Paulo, o senador disse que montaria um time forte e que, para isso, levaria os principais jogadores do Universo para Uberlândia, entre eles o ala e capitão Alex, o armador Valtinho e o ala/pivô Guilherme Giovannoni. A informação foi prontamente rebatida ontem por Jorge Bastos.
"Ele não falou em nome de nenhum jogador. Eu estava com ele quando ele deu a entrevista", garantiu Bastos, que se chateou com a repercussão da notícia. "Ele disse que irá reativar a equipe de Uberlândia, mas isso não quer dizer que o Universo irá acabar ou será enfraquecido. Só o que eu posso garantir é que o time de Brasília continua e que ficará ainda mais forte no ano que vem. Temos contrato até o fim do ano com o BRB", explicou.
Entre os jogadores do Universo a notícia gerou espanto. Valtinho disse que não sabia de nada sobre sua transferência para Uberlândia, mas não poupou elogios à cidade mineira. "Morei em Uberlândia por seis anos e gosto muito de lá", lembrou o armador, que veio para o Universo depois da extinção da equipe mineira junto com os pivôs Estevam e Brasília. "Mas vivo aqui há três anos e também gosto. Eu sou um profissional. Se ele disser que eu fico, fico feliz aqui. Se for para lá, também vou contente", continuou. "Mas não é a primeira vez que se fala isso. No ano passado foi a mesma coisa e não aconteceu nada", lembrou.
Já Guilherme Giovannoni tratou de usar a ironia. "Já estou certo em Uberlândia, já estou certo em Limeira e já estou certo na Europa", desdenhou. O Correio tentou entrar em contato com o senador Wellington Salgado, mas não obteve sucesso.
Brasileiro e Sul-Americano
Nascido em 1998 e extinto em 2007, o time do Unitri/Uberlândia brilhou no cenário nacional e internacional em duas temporadas. Em 2004, conquistou o troféu de campeão brasileiro e, em 2005, sagrou-se campeão da Liga Sul-Americana.