postado em 23/02/2010 10:09
Com quase seis pontos de vantagem sobre os adversários, a dupla formada pelos canadenses Tessa Virtue e Scott Moir conquistou nesta segunda-feira a medalha de ouro na prova de dança no gelo da patinação artística nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Vancouver.
Atuando em casa, eles executaram uma apresentação ao som de "O Fantasma da Ópera" que lhes rendeu uma nota total de 221,57. A prata ficou com os norte-americanos Merly Davis e Charlie White, que somaram 215,74. Com 207,64, o bronze foi para os russos Oksana Domnina e Maxim Shabalin, que causaram polêmica ao fazer uma coreografia baseada nos aborígenes australianos.
Os canadenses formam o casal mais jovem da história a conquistar o ouro na disputa. "Sonhei com isso por muito tempo", exaltou Virtue, 20, cuja carreira foi ameaçada dois anos atrás por uma cirurgia nas canelas. "Tem sido uma longa jornada, às vezes rochosa. Houve momentos em que pensamos que não voltaríamos mais à pista de patinação, mas isso só deixa a vitória mais doce", comentou.
Moir, de 22 anos, lembrou que o resultado final foi ainda melhor porque a dupla norte-americana conquistou a prata - amigos, os casais costumam treinar juntos. "Temos uma ligação especial com Merly e Charlie. Nós não estaríamos aqui sem eles", avaliou.