Agência France-Presse
postado em 23/02/2010 11:23
A lenda do boxe Mohamed Ali se submeterá em Israel a um novo tratamento contra o mal de Parkinson, desenvolvido por uma empresa de biotecnologia.
"Rashida Ali, a filha do ex-boxeador, entrou em contato conosco depois que ouviu sobre nosso trabalho com células-tronco adultas e afirmou que o pai gostaria de fazer parte dos testes que vamos realizar", declarou à AFP um porta-voz da companhia Brainstorm.
O tratamento está relacionado com a esclerose lateral amiotrófica (ELA), mas se os testes forem conclusivos, será possível ampliar para o mal de Parkinson, doença que afeta Mohammed Ali há vários anos.
A Brainstorm, que tem cotação na Bolsa de Nova York, anunciou esta semana a intenção de testar o tratamento contra a ELA em seres humanos. Segundo a empresa israelense, o tratamento teve sucesso em ratos com doenças como ELA, Parkinson, esclerose múltipla e a doença de Huntington.
O ex-campeão mundial dos pesos pesados Mohamed Ali, nome muçulmano de Cassius Clay, é considerado um dos melhores pugilistas de todos os tempos. Em 1981 encerrou a carreira e três anos depois foi diagnosticado com o mal de de Parkinson, que afeta gravemente sua capacidade de fala.