postado em 23/02/2010 22:25
Após vencer o Cruzeiro em sua estreia na Libertadores da América, o Vélez Sarsfield, da Argentina, bateu o Deportivo Italia, fora de casa por 1 x 0, jogando no Estádio Olímpico da Universidade Central da Venezuela, em Caracas. Com o resultado, a equipe foi a seis pontos em dois jogos e manteve os 100% de aproveitamento no grupo 7 da competição. Os donos da casa vivem situação oposta: em duas partidas, foram duas derrotas e nenhum tento somado.
A partida começou muito morna, com pouquíssimas chances de gol para ambos os lados. Ao contrário da postura ofensiva demonstrada na estreia, o Vélez adotou posição mais cautelosa, estudando o estilo de jogo dos donos da casa. Apesar de ter espaço para criar jogadas, os donos da casa foram pressionados em alguns momentos isolados da primeira etapa. Por outro lado, a melhor oportunidade dos argentinos foi em cabeceio de Santiago Silva, que Fernandez se esticou todo para defender no canto esquerdo.
Na etapa complementar, o ritmo do jogo aumentou. O Deportivo Italia utilizava-se da mesma arma apresentada no primeiro jogo pela Libertadores, quando foi derrotado pelo Colo Colo por 1 x 0: o contra-ataque. Mais disposto, o Vélez saiu em busca do gol e ele veio aos oito minutos. Em escanteio pela direita, a bola sobrou no meio da área e Rodrigo López apareceu para balançar as redes, abrindo o placar para os visitantes. Santiago Silva teve mais algumas oportunidades de ampliar o marcador, mas foi impedido por boas intervenções do goleiro Fernandez.
Pela mesma chave, o Cruzeiro volta a campo nesta quarta, às 21h50, quando jogará pela primeira vez no Mineirão e enfrentará o Colo Colo, do Chile, buscando restabelecer-se na competição. O resultado pode ser decisivo para o restante da campanha, já que em dois dos oito grupos da Libertadores os times que ficarem com a segunda colocação não avançarão à próxima fase, por conta da presença garantida de Chivas Guadalajara e San Luís, ambos do México, nas oitavas de final. As equipes foram beneficiadas neste ano por terem sido eliminadas precocemente devido ao surto de gripe suína na edição anterior.