Superesportes

Brasília recebe Sport pela Copa do Brasil e tenta forçar segundo jogo

Time do DF busca aproveitar os desfalques entre os zagueiros da equipe pernambucana para se manter vivo na competição e forçar o segundo confronto, no Recife. Estreia acontece hoje, no Serejão, às 21h50

postado em 24/02/2010 08:47
O Brasília enfrenta hoje a primeira batalha diante do Sport, pela Copa do Brasil, no estádio do Serejão, às 21h50. Será a estreia do Colorado do DF no torneio mata-mata, mesmo já tendo disputado a Série A do Campeonato Brasileiro por sete vezes. No entanto, o treinador Humberto Ramos não demonstra sentir o peso de encarar logo de cara uma tradicional equipe como o rubro-negro pernambucano. ;Vamos buscar a vitória. Não tem como entrar em um jogo pensando em não ser eliminado. Temos que entrar para vencer.;

Para o confronto desta noite, Humberto Ramos poderá contar com os principais jogadores e espera montar uma equipe competitiva. ;Teremos o Gauchinho, muito bom de cabeceio, o Vinícius, que vai bem com a bola no chão, o Kabila, que cria as jogadas de ataque, e o Fernandinho, que chega mais na frente e chuta para o gol;, detalha o treinador, esperando superar o líder do Campeonato Pernambucano. ;O Sport tem um elenco muito bom. Mesmo que haja desfalques, eles têm como montar uma equipe difícil de ser batida. Mas nós não vamos nos intimidar. Ganha quem jogar melhor.;

O clube da Ilha do Retiro, que chegou ontem à noite a Brasília, está repleto de desfalques, que afetam, principalmente, a defesa do rubro-negro. Dos três zagueiros que vinham jogando no time, dois nem viajaram: Igor, lesionado, e César, que está suspenso. O esquema foi modificado do 3-5-2 para o 4-4-2, com Montoya e o estrante Dirley protegendo a área do goleiro Magrão.

Já o ataque não contará nem com Wilson, machucado, nem com Nadson, que sentiu dores no treino e foi poupado pelo departamento médico do clube. A vaga ao lado de Ciro, artilheiro do time no Pernambucano, ficou para Dairo. Da forte equipe que venceu a Copa do Brasil em 2008, apenas Magrão, Dutra e Daniel Paulista ainda integram o time.

Expulso no fim de 2009
Apesar de ser a primeira partida do Sport na Copa do Brasil de 2010, César foi expulso na última rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado e irá cumprir a suspensão na primeira competição nacional de que participa nesta temporada.

Novo endereço
; A partida entre Brasília e Sport foi transferida do Bezerrão para o Serejão, em Taguatinga. A explicação da dirigência do Colorado foi que o estádio do Gama estava sem um laudo policial específico, exigido pela CBF para a realização dos jogos da Copa do Brasil.


Brasiliense pega o vice-lanterna catarinense

O Brasiliense encara o Chapecoense-SC pela primeira fase da Copa do Brasil, na Arena Condá, em Chapecó, hoje, às 21h. Experiente na competição ; na qual chegou às semifinais comandando o Jacaré, em 2007 ;, o técnico Roberto Fernandes tem cautela ao avaliar o nível da equipe adversária, que, ao contrário do hexacampeão candango ; vice-líder do torneio local em 2010 ;, terminou o primeiro turno do Campeonato Catarinense na vice-lanterna. ;Não acredito que o desempenho deles na competição regional interfira neste jogo. Eles trouxeram bons jogadores que participaram da boa campanha do ano passado (quando o Chapecoense foi vice-campeão Catarinense e conseguiu a vaga para a Copa do Brasil);, comenta o treinador.

O Brasiliense, que desembarcou ontem de madrugada na cidade de Chapecó, tem a vantagem de adiantar a classificação, sem a necessidade do jogo em Brasília, caso vença por dois ou mais gols de diferença. No entanto, Roberto Fernandes garante que esse não é o foco da equipe. ;Este será o primeiro tempo da partida. Temos que pensar no jogo de volta como se fosse um outro tempo. Mas, se conseguirmos um bom resultado, que elimine a segunda partida, será sensacional.;

A equipe candanga entrará em campo com a mesma base que enfrentou o Ceilândia, na última rodada do Candangão. Roberto Fernandes só não poderá mais contar com o meia esquerda Rodriguinho, que foi transferido para o Sertãozinho-SP. Outra dúvida fica por conta de Marcinho, que pode dar lugar a Ricardinho, incerto ainda por causa de uma virose. Ontem, os jogadores fizeram um treino leve, devido ao cansaço após a viagem, que sofreu atrasos.


Atlético-MG retorna ao 4-3-3

Paulo Galvão

Belo Horizonte ; Em busca de uma vaga na Libertadores-2011, o Atlético-MG dará o primeiro passo hoje, às 21h50, quando enfrenta o Juventus-AC, na Arena da Floresta, em Rio Branco, na estreia das duas equipes na Copa do Brasil. Para que o Galo garanta a classificação já no primeiro jogo, vencendo por mais de um gol de vantagem, o técnico Vanderlei Luxemburgo mandará o time à frente, retornando ao esquema 4-3-3, com o atacante Obina recuperando a vaga que lhe foi tomada pelo armador Renan Oliveira.

Apesar do propagado respeito ao adversário, a intenção dos alvinegros é mesmo garantir logo a classificação à segunda fase, na qual enfrentarão Brasiliense ou Chapecoense. Isso permitiria mais tempo de preparação à equipe para a sequência da temporada, mesmo que Luxemburgo considere até bom jogar mais vezes agora, pois o time, na avaliação dele, ficaria mais solto.


Estatísticas e curiosidades

; Vanderlei Luxemburgo já foi campeão brasileiro cinco vezes, mas só ganhou a Copa do Brasil em uma oportunidade, quando comandava o Cruzeiro, em 2003.

; O Atlético-MG nunca venceu a Copa do Brasil. No máximo, chegou às semifinais em 2000 e 2002, sendo eliminado por São Paulo e Brasiliense, respectivamente.

; Nos últimos quatro anos, o Galo precisou de apenas de um jogo para avançar à segunda fase da Copa do Brasil.

; Caso o Juventus garanta o jogo da volta, 30% da renda das bilheterias serão rateados entre os jogadores.

; A Arena da Floresta comporta 12 mil torcedores e a expectativa é que esteja lotada.


Feriado para ver o Santos

Felipe Seffrin

São Paulo ; A expectativa pela estreia do Santos na Copa do Brasil contra o Naviraiense-MS é tão grande que a prefeitura de Naviraí, cidade localizada a 350km de Campo Grande, decretou ponto facultativo. Hoje, às 21h50, o time de Mato Grosso do Sul recebe o Santos de Robinho, Neymar e Cia., logo na primeira participação no torneio nacional, no estádio Morenão, na capital. Líder do Campeonato Paulista e sensação do início de temporada no país, o Peixe terá todas as estrelas em campo para tentar repetir a média de 2,7 gols por partida da competição estadual e eliminar o jogo de volta na Vila Belmiro.

Com o futebol apresentado no Paulistão, o Santos deixou a posição de desacreditado para se tornar um dos favoritos ao título da Copa do Brasil. Com o trio Robinho, Neymar e Ganso e um futebol de encher os olhos, o alvinegro vem de uma sequência de sete vitórias seguidas. Mesmo assim, o discurso é de respeito ao adversário de apenas cinco anos de existência e uma folha salarial de R$ 60 mil. Apenas como comparação, sozinho, Neymar, 18 anos, recebe mais que o dobro, cerca de R$ 125 mil mensais. ;Vamos esquecer o Paulista e pensar apenas na Copa do Brasil, que nos leva para a Libertadores do ano que vem;, afirma o mastro PH Ganso, já sonhando com 2011.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação