postado em 24/02/2010 09:01
Johannesburgo (África do Sul) ; Jerome Valcke, secretário-geral da Fifa, admitiu ontem, pela primeira vez, que a África do Sul ainda não está pronta para receber a Copa do Mundo, marcada para começar a partir de 11 de junho. O francês afirmou que ainda não sabe onde as seleções irão ficar alojadas.O Soccer City, em Johannesburgo, vai receber a partida de abertura e a final, mas ainda não está concluído, e não existe a certeza de que os estádios estarão lotados. Além disso, o local onde a Inglaterra ficará hospedada pode ser alterado.
;Se a pergunta é: ;Poderiam ser anfitriões do Mundial amanhã de manhã?;, a resposta é não;, disse Valcke. ;Nesta etapa, não podemos jogar o Mundial porque o Soccer City não está pronto. Nesta etapa, não poderíamos jogar a partida de abertura. Isso é um fato. Nesta etapa, temos 700 mil ingressos ainda sem ter sido vendidos. Nesta etapa, posso fazer uma lista de coisas que não estão prontas para o Mundial;, afirmou o dirigente, contrariado.
Valcke ressaltou que a África do Sul precisará acelerar a preparação para a Copa. ;Nos restam 108 dias. Parece pouco, é pouco, mas ainda assim se ficarmos acordadas todas noites e todos dias, estaremos prontos para quando chegar o Mundial;, completou o dirigente.
A Fifa esperava ter ontem a definição dos locais de treinamentos das 32 seleções, mas o prazo fracassou, já que algumas equipes estão mudando seus planos. A Inglaterra ainda não definiu se vai ficar no Campus Esportivo Real Bafokeng, perto de Rustemburgo, por causa das condições do campo e do atraso na construção dos dormitórios.
A Argélia decidiu mudar de sede ontem e a África do Sul anunciou no domingo que se viu obrigada a abandonar um local que estava em más condições.
Segurança
O chefe da polícia da África do Sul, Bheki Cole, afirmou que os torcedores que assistirem à Copa do Mundo estarão seguros e que o país também estará mais protegido devido ao trabalho de suas forças para o torneio, que começará a ser disputado em junho.
O comissário nacional da polícia indicou que o Mundial fará com que os agentes recebam novos equipamentos, assim como treinamento com especialistas da Grã-Bretanha, da França, da Alemanha, dos EUA e de outros países. ;A partir de 11 de junho, as pessoas estarão seguras na África do Sul.;
A taxa de crimes na África do Sul, que está entre uma das mais altas do mundo, tem sido uma preocupação desde que foi definido que o país ia receber a Copa. ;Algo que nunca faria é negar que há delitos na África do Sul, sobretudo crimes violentos;, admitiu Cole.