postado em 24/02/2010 18:34
Ser a única seleção anfitriã a não se classificar para a segunda fase de uma Copa não passa pela cabeça do técnico da África do Sul, Carlos Alberto Parreira. Integrante do Grupo A da competição que se inicia no próximo dia 11 de junho, ao lado de México, França e Uruguai, o brasileiro quer utilizar todos os recursos para seu time não fazer feio. Todos mesmo.
Após participar de um fórum com outros 18 treinadores que estarão presentes no Mundial, Parreira adiantou que deverá exibir aos Bafana Bafana o filme 'Invictus', dirigido por Clint Eastwood e que retrata a conquista do Mundial de rugby pela África do Sul em 1995, quando o país era presidido por Nelson Mandela, pouco depois do fim do Apartheid.
"Não tenho dúvidas de que, em algum momento, farei meus jogadores assistirem ao filme para que entendam que haverá um país inteiro, com brancos e negros juntos torcendo pela África do Sul. Não podemos decepcionar", avisou Parreira, que admitiu ver muitos pontos positivos no feito histórico do time de rúgbi sul-africano.
"Essa vitória serviu para unir negros e brancos sob uma bandeira e acelerou o processo de integração racial. Acredito que este Mundial de futebol será uma nova oportunidade para que todos os sul-africanos vistam uma só camisa", concluiu.