postado em 25/02/2010 19:22
Depois da eliminação precoce na Copa dos Campeões, a Juventus classificou-se para as oitavas de final da Liga Europa ao empatar sem gols com o Ajax, no Estádio Olímpico de Turim, nesta quinta-feira. No primeiro jogo, em Amsterdam, os italianos haviam surpreendido ao vencerem os anfitriões por 2 x 1 e construírem uma sólida vantagem para o jogo da volta.Após vencer os holandeses marcando dois gols fora de casa, a Vecchia Signora iniciou a partida sob postura tática cautelosa. Satisfeita com o empate sem gols que a classificaria para a próxima fase da competição, a equipe italiana aproveitava contra-ataques rápidos protagonizados pelo brasileiro Diego para tentar surpreender o goleiro Stekelenburg e garantir a vaga de uma vez por todas. Sentindo contratura na coxa esquerda, Amauri saiu com apenas 12 minutos de jogo para dar lugar a Trezeguet.
Apesar de bem postado no campo defensivo e de deter maior porcentagem na posse de bola, o Ajax não conseguia encaixar oportunidades reais de gol, levando perigo praticamente nulo ao gol defendido por Manninger. O meia italiano Alessandro Del Piero tentava colocar a Juve em vantagem através de vários cruzamentos, pouco aproveitados pelos alvinegros.
Para a etapa complementar, o técnico Martin Jol alterou o estilo de jogo do Ajax. O time holandês começou o jogo pressionando com a dupla de ataque sérvia, composta por Sulejmani e Pantelic. Entretanto, Chiellini, com atuação impecável, detinha qualquer possibilidade mais clara de gol. A Juventus tinha dificuldade na saída de bola, por conta da marcação adversária, propositalmente adiantada para ;abafar; a criatividade de Diego. Mesmo dominando ainda mais a posse de bola em relação aos primeiros 45 minutos, os holandeses não obrigaram Manninger a defesas difíceis e acabaram eliminados.
Portugueses e franceses avançam
Em Lisboa, o Sporting, do luso-brasileiro Liédson, também garantiu a classificação às oitavas de final da Liga Europa ao bater o Everton por 3 x 0. Na partida de ida, em Liverpool, os ingleses haviam vencido por 2 x 1. O gol fora de casa acabou garantindo que os portugueses avançassem sem necessidade de prorrogação. Nesta quinta, Miguel Veloso, Pedro Mendes e Fernández asseguraram que o Sporting levasse a melhor.
Quem também ficou com uma vaga na próxima fase foi o Lille, que empatou por 1 x 1 com o Fenerbahce, do brasileiro Alex, em Istambul, e beneficiou-se por ter vencido em casa por 2 x 1. Os turcos saíram na frente com Belozoglu, mas Rami igualou o marcador para os franceses. Por fim, o Standard Liege, da Bélgica, ficou no empate sem gols com o Red Bull Salzburg, da Áustria, fora de casa, e classificou-se por ter vencido por 3 x 2 em seus domínios.