Superesportes

Goleiro do Confiança conta como parou Fred

Em conversa com o Correio, goleiro Pantera, do Confiança, revela detalhes de como tirou a concentração do atacante do Fluminense e diz que atendeu aos pedidos da torcida para ficar parado na hora do pênalti

postado em 26/02/2010 08:50
O feitiço virou contra o feiticeiro. Um dos artifícios mais usados pelos jogadores na hora de bater um pênalti, a paradinha deve estar tirando o sono de Fred. Logo o experiente atacante do Fluminense, que realiza com perfeição esse fundamento. E quem deve ser figurinha carimbada nos pesadelos do camisa 9 tricolor é o goleiro Pantera. O camisa 1 do Confiança fechou o gol, não caiu na malandragem de Fred e foi o principal responsável pelo empate por 1 x 1 entre as duas equipes, na última quarta-feira, em Aracaju, na estreia do time na Copa do Brasil. Graças ao arqueiro, o Dragão ; como é carinhosamente chamado pela torcida ; conquistou o direito de disputar a vaga na segunda fase da competição no jogo de volta, no Maracanã, em 10 de março.

Um dia após o feito histórico, Pantera viveu seu momento de popstar e colheu os louros da boa partida diante do tricolor carioca. Ovacionado pela torcida, que compareceu em massa ao treino do Confiança, o goleiro foi o mais festejado pela galera. ;Fico feliz com esse reconhecimento. O grupo está de parabéns, não só o Pantera. Foi pura superação. Mais de 90% da cidade (Aracaju) não acreditava que conseguiríamos evitar a desclassificação;, lembra Pantera, em conversa por telefone com o Correio.

Aos 27 anos, o goleiro conta detalhes de como fez para não cair na paradinha de Fred. Durante a semana, Pantera viu inúmeros vídeos com cobranças de pênalti do atacante do Fluminense. ;Acompanho o Campeonato Brasileiro e o Carioca. Eu tinha certeza de que ele ia fazer a paradinha. Até brinquei com o Fred: ;Nem adianta que eu não vou cair. Vou esperar até o último momento;. Acho que ele não botou muita fé em mim e fui feliz no lance;, conta o jogador, aos risos.

Pedido da arquibancada


Mas Pantera confessa que o fator primordial para que ele ficasse parado, no meio do gol, foram os pedidos da torcida. ;Na hora em que o árbitro marcou o pênalti, o estádio inteiro começou a gritar: ;Não pula! Não pula!’. Foi aí que eu tive a convicção de que não perderíamos aquele jogo;, garante o camisa 1.

Na terceira colocação do campeonato sergipano ; dois pontos atrás do líder Olímpico ;, Pantera sabe das dificuldades que vai encontrar no Maracanã, mas garante estar preparado para buscar a classificação no Rio de Janeiro. ;Depois de uma partida como aquela, não tem como não ficar animado. Sabemos da força do Fluminense, mas agora vamos dar a vida por essa vaga;, exagera o jogador.

Em conversa com o Correio, goleiro Pantera, do Confiança, revela detalhes de como tirou a concentração do atacante do Fluminense e diz que atendeu aos pedidos da torcida para ficar parado na hora do pênalti

QUEM É ELE


Pantera

Nome: Eliel José Martins Santos
Nascimento: 7/1/1983, em Arapiraca (AL)
Altura: 1,88m
Peso: 80kg
Times: ASA (AL), CRB (AL),
Campinense (PB) e Confiança (SE)
Título: campeão alagoano pelo ASA (2009)


"Na hora em que o árbitro marcou o pênalti, o estádio inteiro começou a gritar: ;Não pula! Não pula!’"

Pantera, goleiro do Confiança


"Não podemos fritar o jogador. Ele (Fred) tem direito de jogar mal um dia. Ele é um exímio cobrador de pênaltis. De cem vai perder um"
Cuca, técnico do Fluminense


"Só erra quem bate. Estou tranquilo. Acho que foi primeiro pênalti que eu errei aqui. Eu treino muito, mas, infelizmente, errei"

Fred, atacante do Fluminense


O número

14 - Número de pontos do Confiança no campeonato sergipano

Definição sai em março


A paradinha estará na pauta da próxima reunião da International Board, órgão responsável pelas regras do futebol. Segundo o programa da reunião da Fifa, marcada para 6 de março, a ideia é buscar uma interpretação para a regra da cobrança do pênalti, que atualmente prevê como legais ;fintas; do batedor antes da cobrança. O encontro decidirá se o artifício será válido ou não na Copa do Mundo da África do Sul.

O texto da regra diz o seguinte: ;Fintar ao bater um pênalti para confundir o oponente é permitido como parte do futebol. Entretanto, se, na opinião do árbitro, a finta for considerada um ato antidesportivo, o jogador deve ser advertido;.

Segundo a Fifa, a intenção é discutir as tais fintas e ainda as paradas dos jogadores no caminho antes da cobrança de um pênalti. O presidente da entidade, Joseph Blatter, disse, em setembro de 2009, em visita ao Brasil, que é contra o uso da paradinha como vem sendo feita no país. ;É uma forma de roubo, algo injusto;, disse Blatter, à época.


André Lima promete gols


Chegou ao fim a novela que envolvia Arouca e o Fluminense. O clube chegou a um acordo com o volante e pode retomar normalmente suas atividades para inscrição de atletas. Assim, o gestor de futebol do Fluminense, Mário Bittencourt, celebrou a chance de poder inscrever o atacante André Lima para a disputa da Taça Rio. ;Já estamos dando entrada na inscrição do André Lima para disputar o Carioca. Se depender do departamento jurídico, ele vai ter condições de jogo;, comemorou o dirigente.

Assim, André Lima deverá ter condições de jogo diante do Friburguense, domingo, no Maracanã. O atacante deve ser regularizado até hoje, o que lhe dará condições para atuar no fim de semana.

Animado com a possibilidade, André Lima afirmou que promete raça e dedicação à serviço do clube, e o principal: o que toda torcida espera de um goleador, muitos gols. ;O que eu posso dizer é para os torcedores ficarem tranquilos, pois vou ser o André Lima guerreiro que sempre fui. Vou ajudar o Fluminense com gols, raça e dedicação, e assim tentar conquistar pouco a pouco a torcida. Ninguém é unânime em todos os lugares;, afirmou o jogador.


MEMÓRIA

No último dia 7, o goleiro Rogério Ceni reclamou da paradinha de Neymar no pênalti do primeiro gol da vitória santista sobre o São Paulo por 2 x 1, na Arena Barueri, pelo Paulistão. ;Falei para ele aproveitar, porque só no Brasil se pode fazer essas coisas. Logo, logo vai estar na Europa. Isso não é paradinha, é um paradão. Mas aqui pode;, ironizou o goleiro são-paulino. O goleiro tricolor só se esqueceu de mencionar que ele mesmo cansou de bater e ter convertido gols em penalidades usando esse recurso.


O que eles acham da paradinha


;É uma forma de mostrar a habilidade do jogador brasileiro. Mesmo a bola estando parada, a gente consegue brincar com eles (goleiros);
Fred, atacante do Fluminense

;Odeio quando isso acontece comigo. É uma injustiça com o goleiro que fica tão vulnerável em uma hora dessas;
Fernando Prass, goleiro do Vasco

;Se está dentro da regra, não tem porque não usarmos. É um recurso a mais do jogador na hora de cobrar o pênalti;

Fernandão, atacante do Goiás

;As chances do goleiro já ficam reduzidas na hora do pênalti. Com a paradinha então... Fica praticamente impossível defender;
Marcos, goleiro do Palmeiras

;Decido na hora como vou cobrar o pênalti. Mas não vejo problema na paradinha. Enquanto não proibirem, vou continuar fazendo;
Ronaldo, atacante do Corinthians

;Acho uma covardia. A paradinha precisa ser banida do futebol o mais rápido possível;
Jorge Fossati, técnico do Internacional

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação