postado em 26/02/2010 09:15
Foram 19 dias sem muita pressão desde que o Universo atropelou, em 7 de fevereiro, o Paulistano no Ginásio da Asceb, em Brasília, por 109 x 80. Desde então, além dos treinos, os comandados do técnico Lula Ferreira puderam curtir alguns dias de carnaval e cinco atletas ; Arthur, Alex, Valtinho, Guilherme e Estevam ; ainda marcaram presença, no último fim de semana, em Uberlândia, no Jogo das Estrelas do Novo Basquete Brasil (NBB).Mas agora, encerrada a trégua, é hora de voltar à ativa. Hoje, às 20h, no Ginásio Pedrocão, em Franca (SP), o Universo enfrenta os donos da casa pela terceira rodada do segundo turno do NBB. Com uma campanha quase irretocável (14 vitórias em 15 partidas), o Universo lidera com folga o NBB. Os candangos têm apenas um resultado negativo, enquanto os três concorrentes que aparecem logo abaixo na tabela (Flamengo, Minas e Joinville, nessa ordem) têm quatro derrotas cada um.
No primeiro turno, jogando em Brasília, o Universo derrotou Franca por 88 x 80, mas o técnico não acredita que a parada de hoje será tranquila. ;Franca está no limite do G4 (o time do técnico Hélio Rubens é o quinto colocado) e para eles uma vitória contra o Universo é extremamente importante;, analisou. ;Eles têm cinco derrotas contra quatro dos concorrentes, mas o Flamengo e o Minas ainda vão jogar entre eles. Então, um dos dois vai ficar com cinco derrotas. Se a gente ganhar de Franca, ficaremos em uma situação ainda mais confortável. É um adversário forte, que joga em casa, mas vamos entrar em quadra para defender esse nosso retrospecto. Temos uma gordura para queimar, mas não pretendemos gastá-la.;
O Universo deixou Brasília de ônibus leito na quarta-feira à noite e fez uma viagem tranquila até o interior paulista. Ontem, o time treinou no fim da tarde e hoje pela manhã estava previsto um treino às 11h e uma sessão de vídeos de Franca em seguida.
O que mais preocupa o técnico é que Franca tem uma regularidade muito grande. ;O time deles é taticamente muito disciplinado e é bem difícil de ser batido. É uma equipe de tradição, que joga em casa, e temos que estar muito atentos com os jogadores mais experientes como Rogério (ala), Helinho (armador), o norte-americano (o pivô Harper Williams) e o Dornelles (ala).;
Ataque preocupa Franca
O técnico Hélio Rubens adiantou que seu time dará especial atenção à defesa, pois pretende neutralizar o forte avanço ofensivo dos candangos. ;Conhecemos bem o adversário e suas características individuais e coletivas;, garantiu. ;Temos que ter muita atenção na defesa, porque todos os jogadores do Universo têm muito poder de ataque e arremessam muito bem;, analisou.
;Estamos engajados em um campeonato que está muito equilibrado. Reconhecemos que o Universo tem um grande elenco e um nível técnico muito elevado, tanto que lidera a competição, mais isso não é garantia de vitória;, declarou o treinador.