postado em 28/02/2010 13:07
Depois de ter uma semana para ser esquecida, o Vasco estreia na Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca, neste domingo (28/2), às 19h30 (de Brasília), quando recebe o Volta Redonda, em São Januário. O Cruzmaltino, que vinha sendo o time mais badalado do estado no início da temporada, principalmente após fazer 6 a 0 no Botafogo, viu as coisas mudarem rapidamente após a perda do título da Taça Guanabara, primeiro turno, com uma derrota de 2 x 0, justamente para os botafoguenses. As cobranças aumentaram mesmo com a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil. Isso porque a vaga veio com um empate sem gols contra o modesto Sousa.
Vágner Mancini, técnico do Vasco, sabe da importância de um resultado positivo neste domingo. Afinal de contas, um novo tropeço pode jogar o clube em uma crise muito grande, já que dúvidas sobre a qualidade dos profissionais em São Januário se tornarão mais frequentes. O treinador, porém, tem procurado manter a cabeça no lugar.
"Vamos começar uma nova competição e sabemos da importância de um resultado positivo, pois o nosso primeiro objetivo na Taça Rio é garantir a vaga nas semifinais. Infelizmente não conquistamos a Taça Guanabara, que estava no nosso planejamento, e agora precisamos ir em busca deste segundo turno. O grupo de profissionais que está trabalhando hoje no Vasco é capaz, e por isso mesmo estou confiante de que ainda vamos dar muitas alegrias aos torcedores", disse Mancini.
A preocupação de alegrar a torcida realmente existe na Colina. Isso porque no jogo contra o Souza, os poucos presentes em São Januário vaiaram a equipe desde os primeiros minutos, numa clara demonstração de que a derrota para o Botafogo ainda não foi esquecida. Para o goleiro Fernando Prass, um dos líderes do atual elenco, a reação da arquibancada deve ser assimilada pelo grupo, mas ele ainda tem esperanças de inverter a situação a partir de domingo.
"Entendemos a reação dos torcedores, pois o Vasco está há muito tempo sem conquistar um título e existia uma grande expectativa em torno da Taça Guanabara. Mas, infelizmente, não conseguimos essa conquista e agora vamos em busca da Taça Rio. Mas a nossa torcida precisa entender que este momento é de apoio, pois sem isso, as coisas se tornarão ainda mais complicadas. Todos precisam estar juntos pelo Vasco agora, pois temos que começar bem a Taça Rio", afirmou Fernando Prass.
A escalação vascaína para esta estreia é uma incógnita, ainda mais depois de Mancini ter feito várias alterações contra o Sousa. Certo é o retorno do meia Carlos Alberto, que cumpriu suspensão contra o time paraibano. O lateral direito Élder Granja, barrado no meio de semana, deve recuperar a posição, pois Fagner não agradou. Como o zagueiro Titi e o volante Nilton estão suspensos, por conta da expulsão na decisão da Taça Guanabara, Thiago Martinelli e Rafael Carioca estão mantidos.
Pelo lado do Volta Redonda, a principal novidade está no banco de reservas, onde Tita assumiu o comando da equipe, ocupando a vaga de Catanoce, demitido por conta da irregular campanha na Taça Guanabara, na qual o Voltaço acumulou sete pontos. O curioso é que a estreia do novo treinador será contra o Cruzmaltino, de onde foi demitido no meio do Campeonato Brasileiro de 2008, na campanha que rebaixou o time da Colina para a Série B.
Tita chega ao Volta Redonda e poderá contar com reforços importantes para a estreia, uma vez que o lateral esquerdo Thiago Gasparino, o volante Bruno Barra e o meia Wallace poderão estrear. O treinador está otimista em relação ao segundo turno.
"Cheguei para ajudar o Volta Redonda a reagir no Campeonato Carioca e, pela estrutura do clube, temos condições de fazermos uma melhor campanha. Por isso mesmo estou confiante em uma boa Taça Rio, a começar por esse jogo de domingo, que será muito complicado", afirmou Tita.
FICHA TÉCNICA
VASCO X VOLTA REDONDA
Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 28 de fevereiro de 2010, domingo
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Leonardo Cavaleiro (RJ)
Assistentes: Eduardo de Souza Couto (RJ) e Rodrigo Joia (RJ)
VASCO: Fernando Prass, Élder Granja, Fernando, Thiago Martinelli e Márcio Careca; Rafael Carioca, Souza, Carlos Alberto e Philippe Coutinho; Elton e Dodô
Técnico: Vágner Mancini
VOLTA REDONDA: Everton, China, André Alves, Alcir e Thiago Gasparino; Paulinho, Mário Cesar, Bruno Barra, Wallace e Adriano Felício; Tássio
Técnico: Tita