Vancouver (Canadá) ; Depois de uma partida muito equilibrada, o Canadá se vingou da derrota na primeira fase e conquistou a medalha de ouro no hóquei masculino das Olimpíadas de Inverno, ao vencer os Estados Unidos por 3 x 2.
Principal atração do último dia de competições em Vancouver, a final do hóquei masculino, principal esporte do país-sede, não poderia ter sido melhor. O título dos donos da casa veio em cima da potência Estados Unidos, equipe que os venceu na primeira fase, obrigando-os a disputarem a repescagem. Para colocar ainda mais emoção, o triunfo foi conquistado com um golden goal, na prorrogação.
Depois de abrirem 2 x 0 no segundo período, os anfitriões relaxaram e viram os ianques empatarem. O segundo gol, inclsuive, foi marcado faltando 25s para o apito final.
Apesar do banho de água fria, a Seleção Canadense manteve-se atenta e foi decisiva na prorrogação, quando Sidney Crosby atirou o disco sem chances para o goleiro norte-americano Ryan Miller.
Na cerimônia de premiação, o herói Crosby, o último a receber a medalha, foi ovacionado pelo público, que lotou o Canada Hockey Place.
Com o resultado, o Canadá fechou as Olimpíadas de Vancouver na primeira colocação, com 14 medalhas douradas.