Rio de Janeiro ; Com uma equipe bastante modificada em relação ao time da Taça Guanabara, o Vasco derrotou o Volta Redonda por 2 x 1 em partida disputada na noite deste domingo, em São Januário, pela primeira rodada da Taça Rio, que corresponde ao segundo turno do Campeonato Carioca. O resultado deixou o time cruzmaltino na segunda posição do Grupo B, enquanto o Voltaço, sem pontos ganhos, está em sétimo lugar no Grupo A.
Sem Carlos Alberto, poupado, Nilton e Titi suspensos, Élder Granja e Léo Gago, barrados, o Vasco voltou a se exibir de forma bastante irrregular, irritando os torcedores que passaram os 90 minutos se dividindo entre aplausos e vaias. Mesmo assim a vitória acabou sendo merecida por ter mostrado mais ambição ofensiva do que seu adversário que só resolveu partir para o ataque quando estava perdendo por dois gols de diferença.
Na próxima rodada da Taça Rio, o Vasco enfrentará o Bangu enquanto o Volta Redonda receberá o Resende.
O jogo
Diante de uma chuva fina e um público muito pequeno, o Vasco começou se movimentando bastante, principalmente os atacantes Dodô, Élton e Philippe Coutinho que trocavam de posição tentando confundir a marcação do Volta Redonda.
Mesmo com o controle do jogo, a equipe dirigida por Vágner Mancini só conseguiu criar seu primeiro lance de perigo aos seis minutos com chute de Dodô que passou perto do gol de Everton.
O Volta Redonda, agora dirigido por Tita, parecia preocupado apenas em bloquear as manobras ofensivas do adversários pois deixava o grandalhão Tássio isolado entre os zagueiros adversários e quase sem chances de tocar na bola.
O tempo foi passando e o Vasco começou a repetir os erros das últimas partidas, errando muitos passes e irritando a torcida que começou a reclamar. Aos 17 minutos, Philippe Coutinho arriscou de fora da área e assustou o goleiro Everton.
Mesmo sem jogar bem, o Vasco era um pouco melhor do que o Volta Redonda e acabou marcando o primeiro gol aos 39 minutos quando Philippe Coutinho, impedido, aproveitou furo do zagueiro para chutar forte e estufar as redes do Voltaço.
Segundo tempo
A etapa final começou com a torcida do Vasco aplaudindo Dodô por uma entrada de "carrinho" para impedir que um adversário saísse com a bola. Aos dois minutos, Philippe Coutinho chutou de fora da área e obrigou Everton a praticar uma boa defesa, mandando para escanteio. Aos cinco minutos, Fágner fez grande jogada e rolou para Élton dentro da área, mas o atacante chutou em cima dos zagueiros.
A resposta do Volta Redonda assustou a torcida. Maciel foi lançado na corrida mas falhou ao tentar encobrir Fernando Prass e jogou a bola nas mãos do goleiro vascaíno.
O Volta Redonda trocou um volante por um meia para ficar mais agressivo, o que abriu mais espaços para as manobras do Vasco. Aos 11 minutos, Philippe Coutinho lançou Fágner e o cruzamento do lateral encontrou Alcir que desviou antes que a bola chegasse aos atacantes.
Aos 14 minutos, Glauber chutou da intermediária e o goleiro Fernando Prass soltou a bola mas Thiago Martinelli impediu que Tássio chegasse livre para marcar o gol do empate.
O susto fez o Vasco retomar a iniciativa do jogo e Fumagalli obrigou o goleiro do Volta Redonda a se empenhar para não sofrer o segundo gol.
Logo depois da parada técnica, o Volta Redonda veio mais ofensivo e o zagueiro Alcir quase empatou aos 22 minutos em cabeçada, mas o goleiro Fernando Prass fez grande defesa.
O Vasco seguiu enfrentando dificuldades para romper a marcação da zaga adversária e tentava com chutes de longa distância como aconteceu com Dodô aos 27 minutos, sem sucesso. A torcida perdeu a paciência com a equipe vascaína e voltou a vaiar o time a cada erro de passe.
As críticas da torcida despertaram o time cruzmaltino, que marcou o segundo gol aos 30 minutos. Léo Gago bateu da esquerda, o goleiro Everton defendeu parcialmente e Élton entrou livre para empurrar a bola.
Quando a torcida pensou que estava tudo sob controle o Volta Redonda marcou seu primeiro gol aos 35 minutos, em jogada de velocidade que terminou com a conclusão de Adriano após passe de Maciel.
Nos minutos finais, o técnico Vágner Mancini trocou o atacante Dodô pelo volante Jumar para segurar o resultado, o que acabou conseguindo, apesar da pressão desordenada do Voltaço.
FICHA TÉCNICA
VASCO 2 X 1 VOLTA REDONDA
Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro
Árbitro: Leonardo Cavaleiro (RJ)
Cartões amarelos: Paulinho e Fagner (Vasco); Bruno Barra, Alcir e Walacer (Volta Redonda)
Gols: VASCO: Philippe Coutinho, aos 39 minutos do primeiro tempo; Élton, aos 30 minutos do segundo tempo; VOLTA REDONDA: Adriano, aos 35 minutos do segundo tempo
VASCO
Fernando Prass; Fagner, Fernando, Thiago Martinelli e Márcio Careca; Paulinho, Souza, Fumagalli (Léo Gago) e Philippe Coutinho (Robinho); Elton e Dodô (Jumar)
Técnico: Vágner Mancini
VOLTA REDONDA
Everton; China, André Alves, Alcir e Márcio Loyola (Tiago Gasparino); Alexandre, Mário Cesar, Bruno Barra (Maciel) e Glauber; Wallacer e Tássio (Adriano)
Técnico: Tita