postado em 01/03/2010 21:17
Na próxima quinta-feira, serão realizados os primeiros confrontos da abertura do grupo mundial da Copa Davis, primeira divisão do tênis de seleções. No entanto, apesar da tarimba do torneio, a edição de 2010 não terá o mesmo brilho, já que os principais nomes das equipes não estarão em quadra.
Quatro dos cinco primeiros colocados do ranking da ATP já confirmaram a desistência da competição. O tão aguardado embate entre Suíça e Espanha, onde, teoricamente, Roger Federer, número um do mundo, e Rafael Nadal, atual número três, se enfrentariam, perderá muito a relevância com as ausências dos astros, que não competirão por estarem tratando de lesões.
O norte-americano Andy Roddick foi outro a abrir mão do torneio alegando desgaste físico. Assim, os ianques irão para o duelo contra a Sérvia - que, ao contrário da maioria, contará com seu maior destaque Novak Djokovic (número dois do mundo) -, com os jovens John Isner, de 24 anos, e Sam Querrey, de 22.
Outra exceção à regra será o sueco Robin Soderling, que liderá a Suécia contra a Argentina, que não terá Juan Martin Del Potro, atualmente, na quinta posição do ranking da ATP, e que se recupera de um problema no punho.
O russo Nikolay Davyidenko poderá ser o próximo desfalque do torneio. O tenista, apesar de estar inscrito na competição, virou dúvida quando, na semana passada, abandou o torneio de Dubai por contusão. Com ou sem Davydenko, a Rússia medirá forças contra a seleção indiana.
Confira abaixo os confrontos da Copa da Davis
Espanha x Suíça
França x Alemanha
Rússia x Índia
Suécia x Argentina
Croácia x Equador
Sérvia x Estados Unidos
Chile x Israel
Bélgica x República Tcheca