Superesportes

Brasiliense Glauber Henrique Silva vai disputar os Jogos Sul-Americanos de natação

postado em 02/03/2010 08:41
Glauber compete desde os 12 anosEm 8 de janeiro, o departamento técnico da Confederação Brasileira de Natação anunciou a convocação da equipe para representar o país em dois campeonatos, realizados simultaneamente: o Sul-Americano de Esportes Aquáticos e o Odesur, da Organização Desportiva Sul-Americana, de 25 a 29 de março, em Medellín, na Colômbia. Mas, para decepção do brasiliense Glauber Henrique Silva, o nome dele não estava entre os 28 selecionados (14 masculino e 14 feminino).

Dono do segundo melhor tempo nos 50m borboleta, com 23s20, o único nadador do Distrito Federal medalhista masculino em competições de absoluto perdeu a vaga para o companheiro de clube Nicholas Santos, que tinha o melhor tempo na prova (23s10). "Quando terminei o Campeonato Brasileiro, no fim do ano passado, tinha certeza de que seria convocado para o Sul-Americano, por causa do índice técnico. Na minha cabeça, os dois melhores tempos de cada prova seriam convidados. Mas aí, quando saiu a lista, pelo número de pessoas que vão participar, fiquei de fora", lembrou. "Fique triste com a notícia, mas resolvi esquecer isso, tirar uma folga e fui passar o carnaval em Salvador. Como ia nadar só em maio, resolvi descansar para depois voltar com o pique todo."

Para surpresa do nadador, quando ele chegou à capital da Bahia, recebeu a notícia de que tinha sido convocado de última hora, já que tanto Nicholas Santos quanto Cesar Cielo e Henrique Barbosa não confirmaram a participação em Medellín. "Fiquei muito feliz. Já estava me preparando para o Sul-Americano e só tive que voltar para o treinamento que estava fazendo", comemorou.

Glauber recebeu o convite para nadar os 50m borboleta e o medley (borboleta, costas, peito e livre), mas deve fazer apenas a prova em que é especialista, os 50m borboleta, em 26 de março. "Eu pedi para não fazer o medley. Não costumo fazer essa prova, não tenho condições de disputá-la, porque você tem que ser muito bom em todos os estilos. É melhor eu me focar somente no nado que eu tenho chance de trazer medalha e até mesmo de vencer", justificou.

A única vez que Glauber participou do Sul-Americano foi em 2006, quando tinha como nado principal os 50m costas. Na ocasião, o atleta ficou com a medalha de prata. Com uma rotina de dois treinos diários na água e mais os complementos que vão desde a musculação e o pilates até a ginástica olímpica, o brasiliense de 23 anos pretende conseguir um bom resultado. "A ginástica olímpica é uma coisa bem diferente, mas que dá resultado. Eu não trabalho saltos, mas faço a parte da potência. Isso me deixa bem forte e ajuda nos movimentos de pernas na água e nas saídas."

Substituições

Os nadadores decidiram não participar do Sul-Americano para dar sequência ao treinamento nos Estados Unidos, onde se adaptam ao fim do uso dos supermaiôs. No lugar deles entraram Guilherme Roth, Glauber Silva e Daniel Orzechowski.

Questão de tempo

Estar na posição de substituto de Nicholas Santos não abala o brasiliense Glauber Silva. Ciente da sua qualidade como atleta, ele diz que não vê mais o nadador como um grande adversário a ser batido. "Antigamente não era assim, mas hoje eu o vejo como um cara normal, que eu tenho condição de ganhar."
Um exemplo do que faz Glauber acreditar no seu potencial foi um episódio que aconteceu no Campeonato Brasileiro, no fim do ano passado.

Depois de ter quebrado a mão durante o aquecimento para a prova dos 100m borboleta, Glauber resolveu competir mesmo machucado. "Fui para cima dele (Nicholas), consegui me classificar para a final e, apesar de já estar com a mão toda inchada, consegui bater logo atrás dele, ficando em segundo", contou. O fato, segundo Glauber, o fez entender que já não existem grandes diferenças entre os dois e que é possível ser melhor que o atual campeão.

Os convocados

Feminino
Alessandra Marchioro
Ana Carla Carvalho
Carolina Mussi
Daiene Dias
Daniele Jesus
Daynara de Paula
Fabíola Molina
Fernanda Alvarenga
Flavia Delaroli-Cazziolato
Joanna Maranhão
Monique Ferreira
Sarah Correa
Tatiana Lemos Barbosa
Tatiane Sakemi

Masculino
Glauber Henrique Silva
Felipe França Silva
Gabriel Mangabeira
Guilherme Guido
João Luiz Jr.
Kaio Márcio Almeida RJ
Lucas Salatta
Lucas Kanieski
Luiz Rogério Arapiraca
Nicolas Oliveira
Rodrigo Castro
Thiago Pereira
Guilherme Roth
Daniel Orzechowski

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação